23/04/2024 10:06:51

Acidente
21/10/2020 17:00:00

Energia solar apresenta crescimento em AL e supera média nacional


Energia solar apresenta crescimento em AL e supera média nacional

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo divulgou a 12a edição do Balanço Energético de Alagoas (Beal), com duas informações relevantes para a economia alagoana. Proporcionalmente, o Estado tem o dobro de produção de energias renováveis na comparação com a média nacional.

Outro dado mostra o avanço da energia solar ou fotovoltaica. Alagoas tinha, até 2019, 2224 usinas fotovoltaicas de geração distribuída – ou seja que unidades que estão registradas e operando no sistema elétrico do Estado.

O total engloba instalações diversas que possuem placas de energia solar, melhorando o consumo de energia do local, além de beneficiar 3793 unidades consumidoras. O somatório de potência instalada é de 28,5 MW.

Para efeito e comparação, a capacidade instalada de energia solar é maior do que a Jitituba (27,4 MW), da Usina Santo Antônio, terceira maior Central Elétrica de cogeração a partir da biomassa do bagaço de cana-de-açúcar em Alagoas.

Para dar uma ideia da potência instalada, uma usina com a Santo Antônio é capaz de suprir as necessidades energéticas de uma cidade de médio porte em Alagoas, com população entre 30 mil e 40 mil habitantes

Com tantas outras fontes de energia, a exemplo das hidrelétricas, petróleo e gás, bagaço, lenha, eólica, a energia solar passa a reforçar a matriz energética alagoana, dando ao estado maior capacidade de geração e de atração de novos investimentos

Renováveis

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, destacou nas redes sociais que o “o uso de energias renováveis tem crescido muito em Alagoas. Em 2019, atingimos a marca de 81% do nosso uso energético por meio de recursos renováveis, quase o dobro do número de 41% registrado no Brasil, de acordo com dados do Balanço Energético de Alagoas”.

Para Brito, na prática significa que “o nosso estado avança no desenvolvimento sustentável e eficiente do consumo de energia hidráulica, lenha, gás natural, petróleo, bagaço, bagaço e caldo de cana. São novos investimentos neste setor, que é indispensável pra nossa economia, com mais geração de emprego e renda para todos os alagoanos”.

Jornal de Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News