26/04/2024 09:21:07

Alagoas
20/10/2020 12:00:00

Santa Casa de Maceió se destaca em ranking de publicação financeira

Hospital apareceu na posição 921, em um ranking que avaliou 4492 empresas de todos os setores


Santa Casa de Maceió se destaca em ranking de publicação financeira

A Santa Casa de Misericórdia de Maceió apareceu no anuário "As Melhores da Dinheiro 2020", da IstoÉ Dinheiro, como uma das melhores do país no setor da saúde. O Hospital apareceu na posição 921, no ranking que avalia 4492 empresas. O documento foi elaborado a partir de questionários preenchidos pelas próprias empresas inscritas, em conformidade com as boas práticas de gestão e comunicação.

Com uma receita líquida de R$ 406,8 milhões em 2019 e variação positiva de 9,8% em relação a 2018, o hospital alagoano manteve-se entre as mil empresas do anuário, que inclui corporações de todos os setores da economia brasileira. Para o provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo, estar entre os melhores, numa publicação reconhecida e respeitada como a IstoÉ Dinheiro, é mais um momento de alegria para a instituição. 

 

"Quem administra um hospital sabe a dificuldade que é manter a qualidade ao longo dos anos. Em uma Santa Casa, os obstáculos são ainda maiores. Nos dedicamos ao atendimento aos pacientes do SUS, conveniados e particulares, e trabalhamos duramente para que os mais necessitados tenham acesso a serviços de qualidade. Não é uma tarefa fácil diante da situação econômica do Brasil, mas temos uma equipe muito competente que tem trazido bons resultados para a instituição", disse.

Em 2019, a Santa Casa de Maceió recebeu a recertificação da Acreditação Nacional (ONA) e da Acreditação Internacional Canadense (Qmentum), ambas avaliadas pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG). Com 169 anos de fundação, a instituição é vista como exemplo no cenário nacional, por seus investimentos na segurança e na excelência da assistência ao paciente.

Publicação destaca hospital em quatro dos cinco quesitos avaliados

Na edição deste ano, a instituição alagoana destacou sua atuação em quatro dos cinco quesitos avaliados para o ranking. Em Governança Corporativa, sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas, a Santa Casa de Maceió ficou em primeiro lugar, com 61,88 pontos. Na mesma categoria, o Hospital Oswaldo Cruz registrou 55,50 pontos e o Grupo Fleury, 48,75.

A gestão de Inovação e Qualidade, que retrata o processo de institucionalização da qualidade, auditorias externas, área de pesquisa e inovação de produtos e/ou serviços, entre outros itens, deu à Santa Casa de Maceió o segundo lugar com 69 pontos, ficando atrás do Hospital Oswaldo Cruz (1º lugar - 75 pontos) e à frente do Grupo Fleury (3º lugar - 67,5).

No item Sustentabilidade Financeira, que mostra que a empresa sabe utilizar os recursos disponíveis de forma racional, atendendo as necessidades presentes, porém seguindo uma lógica de se importar com as necessidades futuras, a Santa Casa de Maceió ficou com a terceira posição (154 pontos), atrás do Grupo Fleury (197 pontos) e do Hospital Nipo Brasileiro (184 pontos).

No quesito Responsabilidade Social e Ambiental, quando há o comprometimento permanente em adotar um comportamento ético, a fim de contribuir para o desenvolvimento econômico, qualidade ambiental e de vida da sociedade, o hospital também alcançou a terceira posição, com 44,93 pontos; Grupo Fleury (59,48) e Hospital Nipo Brasileiro (46,20) em primeiro e segundo lugares.

Gazetaweb



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News