23/04/2024 07:29:46

06/08/2009 00:00:00

Municípios


Municípios

com jornalemtemporeal //

Um evento pela vida. Prefeitos e secretários de Saúde dos municípios do Alto Sertão juntamente com agentes de saúde, médicos e enfermeiros reuniram-se no dia 31 de julho no Clube Palmeirão em Delmiro Gouveia para participar do lançamento do Fórum Viva Vida, uma ação da Secretaria Estadual de Saúde para combater a mortalidade infantil em Alagoas.

O Governador Téo Vilela e o secretário Estadual de Saúde, Herbert Motta foram recebidos pelo prefeito Luiz Carlos Costa e pela vice-prefeita Ziane Costa após pouso de helicóptero no campo do Palmeirão. Também estiveram presentes ao evento, secretários municipais da Prefeitura de Delmiro Gouveia, vereadores da Câmara delmirense e a deputada Estadual Cátia Lisboa.

Antes dos pronunciamentos das autoridades, a Secretaria Estadual de Saúde divulgou dois vídeos institucionais em que foram apresentados dados animadores em relação a queda da mortalidade infantil no Estado e outro sobre os investimentos que o Governo tem feito na infra-estrutura de Alagoas, inclusive anunciando que até 2010 será restaurada a AL 220, que liga Delmiro Gouveia a Barra de São Miguel.

O secretário de Saúde de Delmiro, Dr. Walter Júnior disse que o Estado tem sido um parceiro do município para implantação de melhorias para a população delmirense. Mas ressaltou que para combater a mortalidade infantil as mudanças não partem apenas de iniciativas na área de Saúde. “Precisamos de ações integradas para combater a mortalidade, ações na educação, na geração de emprego e renda e na ampliação das atividades desempenhadas pela Saúde”, disse o secretário ao pedir mais investimentos para o Hospital da Região.

Em seguida, o secretário Estadual de Saúde, Herbert Motta afirmou para Walter Júnior que “o compromisso do governo é para investir mais nos hospitais regionais e o Hospital de Santana do Ipanema estará brevemente em funcionamento para dar mais suporte ao povo sertanejo”. Motta destacou que a meta de redução da mortalidade infantil foi ultrapassada. “Estamos com um índice de redução da mortalidade em Alagoas em torno de 35 por cento, quando nossa meta era de 10 por cento e essa realidade é graças ao trabalho, em especial dos agentes de Saúde”, declarou o secretário ao enaltecer o trabalho da categoria.

A vice-prefeita de Delmiro Gouveia Ziane Costa, que também representou a Associação dos Municípios de Alagoas (AMA) agradeceu a presença dos representantes dos vários municípios do Alto Sertão enfatizando que o prefeito Luiz Carlos Costa está empenhado no combate a mortalidade infantil e que o aparato da Secretaria de Saúde do Município serve também aos municípios sertanejos. “Nossas ambulâncias ocasionalmente servem à população dos municípios vizinhos, pois nos preocupamos em manter vidas, seja de onde for e por isso não vamos medir esforços para minimizar os índices de mortalidade infantil em Delmiro. Para isso, contamos com o trabalho dos agentes de saúde, que além de cuidar, educam a população com as ações de prevenção”, destacou Ziane, aniversariante do dia, recebendo em seguida os parabéns do governador Téo Vilela.

O governador disse que mesmo havendo a redução na taxa de mortalidade infantil, ainda há muito que fazer para combater os óbitos de “anjinhos”, como se referiu aos bebês que não completam um ano de vida. “Vamos intensificar as ações desde o bebe na barriga da mãe e por isso brevemente estaremos colocando em prática o projeto cesta básica gestante, para que a mãe tenha assegurado o direito de uma boa alimentação durante o período de gestação”, disse Vilela.
Em tom emocionado, o governador falou da dor da perda de um filho recém-nascido e aproveitou a ocasião para fazer um pedido aos prefeitos presentes. “Quando os Senhores souberem da morte de um ‘anjinho’ procurem acompanhar o cortejo para sentir o quanto é grande a comoção dos pais, dos familiares e das pessoas em geral. É lamentável. E são cenas como essa que precisamos nos unir para evitar que sejam constantes”, finalizou.

Em seguida, o governador juntamente com os prefeitos do Alto Sertão assinaram o termo de cessão de bem móvel em que o Estado concedeu motocicletas para os trabalhos da vigilância em saúde nestes municípios. Durante o período da tarde foram ministradas palestras sobre estratégias com foco no trabalho do agente comunitário de Saúde na Atenção Primária com ênfase na redução da mortalidade infantil.

Dados da Secretaria Estadual demonstram que a mortalidade infantil vem registrando quedas nos últimos oitos anos. A taxa de óbito, que no ano de 2000 era de 31,38 por cento dos bebês nascidos vivos caiu para 18,56 por cento no ano passado.

Canal do Sertão

Ao sair do Clube Palmeirão, o Governador Téo Vilela juntamente com o prefeito Luiz Carlos Costa se dirigiram ao Clube Vicente, no Centro da Cidade, para a solenidade de entrega de certificados aos participantes de cursos de capacitação realizados em parceria pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), Senar, Senai, Secretaria Estadual do Trabalho e Prefeitura de Delmiro Gouveia.

Cerca de 90 pessoas realizaram cursos nas áreas de corte e costura, laticínios e hidráulico-sanitária. Uma senhora de 74 anos chamou a atenção do governador Téo Vilela, que parabenizou sua iniciativa. “Dona Clovildes, a senhora é um exemplo para todos nós, é a prova de que nunca é tarde para estudar, para aprender algo novo, parabéns”, disse Vilela.

Clovildes Marques é aposentada, mas faz questão de não parar de trabalhar e de estudar. “Se a gente pára, a mente pode atrofiar e com esse curso vou poder ganhar um dinheiro extra”, declarou Clovildes já fazendo planos para novos cursos.

O governador disse que o Sine de Delmiro Gouveia vai realizar um cadastro de profissionais para trabalhar nas obras de retomada do Canal do Sertão. “Eu pedi ao Feliciano Calaça, diretor do Sine em Alagoas, que entrasse em contato com a empresa Queiroz Galvão e dissesse que as obras terão a mão-de-obra cadastrada pelo Sine do município”, destacou Vilela.

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News