26/04/2024 00:04:24

Municípios
17/10/2020 09:00:00

CNM orienta Municípios para participação no Censo 2021


CNM orienta Municípios para participação no Censo 2021

Para incentivar maior participação dos Municípios na realização do Censo Demográfico que acontecerá em 2021, a Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), reúne orientações e ferramentas para auxiliar a gestão local. A entidade entende que o engajamento dos Entes municipais é importante para evitar impactos negativos.

Os dados do Censo Demográfico, que contabiliza a população residente e coleta outras informações socioeconômicas, impactam diretamente nas finanças, uma vez que é base para o cálculo dos coeficientes de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Além disso, influenciam nas políticas públicas municipais para as próximas gestões.

Uma efetiva participação dos Municípios no monitoramento e acompanhamento das ações propostas pelo Censo pode contribuir para solucionar o problema da defasagem da estimativa populacional. Isso porque, atualmente, o modelo pode não condizer com a realidade dos Municípios em relação ao número de habitantes – o que ocasiona em perdas significativas de receitas e dificuldades para prestar serviços essenciais à população.

Por isso, a CNM propõe, aos gestores, participação em três frentes:

1) Seminários do CNM Qualifica – orientações, ferramentas e esclarecimentos das principais dúvidas sobre o processo por meio de curso a distância. Em outubro, haverá dois eventos. O de 7 e 8 de outubro está com vagas esgotadas. Ainda há vagas, embora limitadas, para o encontro de 21 e 22 de outubro. Acesse o curso do Censo 2021 no portal do CNM Qualifica para se inscrever.

2) Intercâmbio de endereços – passo fundamental para que as equipes da prefeitura e do IBGE tenham um mapa integral do território do Município com todos os logradouros para que nenhum cidadão fique de fora do Censo. No conteúdo exclusivo da CNM, faça a adesão de seu Município. É uma ação simples, desburocratizada e de grande impacto para a gestão municipal.

3) Reuniões de Planejamento e Acompanhamento (Repac) – promovidas pelo IBGE em todos os Municípios com o objetivo de proporcionar mais integração entre prefeitura e o Instituto, relativo a encaminhamentos e monitoramento do Censo em nível local.

Em caso de dúvidas, a equipe da CNM está à disposição dos gestores nos telefones (61) 2101.6059 ou 6060 ou pelo e-mail atendimento@cnm.org.br.

Da Agência CNM de Notícias



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News