29/03/2024 01:56:41

Mundo
16/10/2020 00:00:00

Maior bomba da 2ª Guerra explode durante desativação

'Tallboy', lançada em 1945 pela força aérea britânica em um ataque ao cruzador alemão Lutzow, pesava quase 5.400 kg


Maior bomba da 2ª Guerra explode durante desativação

A maior bomba da 2ª Guerra já encontrada na Polônia explodiu sob as águas nesta terça-feira, 14, enquanto mergulhadores da Marinha tentavam desativá-la.

Mais de 750 pessoas foram evacuadas da área próxima ao Canal Piast, fora da cidade de Swinoujscie, onde a bomba Tallboy usada pela Força Aérea Real Britânica (RAF) foi encontrada.

A bomba pesava quase 5.400 kg, incluindo 2.400 kg de explosivo. "O processo de deflagração se transformou em detonação. O objeto pode ser considerado neutralizado, não representará mais nenhuma ameaça", disse o segundo-tenente Grzegorz Lewandowski, porta-voz da 8ª Flotilha de Defesa Costeira, segundo a agência de notícias estatal PAP. "Todos os meus mergulhadores estavam fora da zona de perigo", acrescentou.

Por razões de segurança, os desminadores descartaram desde o início o método tradicional de detonação - o mais frequente mas também o mais violento -, muito temido no caso de uma bomba de seis metros de comprimento com 2,4 toneladas de explosivos equivalente a 3,6 toneladas de dinamite.

O Canal Piast conecta o Mar Báltico com o Rio Oder, na fronteira da Polônia com a Alemanha. A bomba foi lançada pela RAF em 1945 em um ataque ao cruzador alemão Lutzow.

No total, doze Tallboys foram lançadas contra o Lützow, entre elas a que não explodiu. /AFP e REUTERS

Terra



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News