25/04/2024 10:31:07

05/08/2009 00:00:00

Politíca


Politíca

com hazertaweb // janaina ribeiro

O superintendente interino da Polícia Federal, delegado Delano Cerqueira, está com a missão, ainda que provisória, de acompanhar o andamento de 240 inquéritos policiais eleitorais que estão em curso aqui em Alagoas. Enquanto isso, o diretor-geral do Departamento de Polícia Federal, delegado Luiz Fernando Correia, ainda não definiu que vai substituir José Pinto de Luna, que pediu para deixar o cargo de superintendente da PF de Alagoas e foi exonerado no último dia 24. O delegado PF do Maranhão, José Walter Teixeira, havia sido nomeado, mas resolveu não assumir a função depois que o jornal Gazeta de Alagoas publicou uma reportagem mostrando que ele havia sido condenado, em 1ª instância, por ter praticado dispensa ilegal de licitações públicas quando comandava a Superintendência de Justiça e Defesa da Cidadania de Rondônia.

De acordo com Delano Cerqueira, aqui no estado a Polícia Federal continua realizando seus trabalhos administrativos e policiais. ‘A Superintendência está funcionando normalmente, apesar do seu caráter interino. Fui designado para assumir o cargo até que o novo chefe seja escolhido e estamos fazendo isso da melhor maneira, na expectativa que até setembro, seja anunciado o nome do delegado que irá substituir o dr. Pinto de Luna. Inclusive, estamos acompanhando a força-tarefa eleitoral, que ainda conta com as presenças de agentes e escrivães de fora”, explicou ele.

O superintendente interino também informou que as investigações passaram a ser presididas pelos 14 delegados de Alagoas. “Os colegas de fora precisaram retornar aos seus estados para dar continuidade aos trabalhos que lá estavam sendo desenvolvidos. Com as investigações encaminhadas, agora os delegados lotados na nossa Superintendência assumiram os casos e estão se dedicando a esclarecê-los. São supostos crimes eleitorais que aconteceram nas eleições de 2008 nas regiões do Agreste e Sertão e também em Maceió”, afirmou a autoridade policial.

Inquéritos mais detalhados

Delano Cerqueira também explicou que parte desses inquéritos eleitorais precisa de apurações mais detalhadas e que, por isso, só deverão ser concluídos ano que vem, diferentemente dos demais que serão encerrados até o mês de dezembro.

“Uma pequena quantidade exige balanços mais complexos, aguardam resultados de perícias e a localização de pessoas que estariam envolvidas na prática dos crimes. Preferimos não divulgar onde estão acontecendo essas investigações mais detalhadas. Mas, esperamos que em breve, possamos encaminhá-las ao Tribunal Regional Eleitoral, da mesma forma que mandamos centenas de outros que já foram concluídos”, disse ele.

Operações de combate ao tráfico de drogas

Cerqueira também informou que a Polícia Federal se prepara para deflagrar uma grande operação de combate ao tráfico de droga no interior do estado. “Serão grandes apreensões com a captura de várias pessoas”, limitou-se a dizer o superintendente interino.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News