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05/08/2009 00:00:00

Economia


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com G1

Mulher. Idade entre 20 e 25 anos. Utiliza um carro 1.0 equipado com travas e vidros elétricos, direção hidráulica e ar-condicionado para ir ao trabalho e à faculdade na cidade de São Paulo. Em março do ano passado, uma pessoa com esse perfil pagava R$ 977,57 na apólice do seguro do veículo.

A partir deste mês, pagará R$ 1.102,62. Nesse mesmo período, o preço de mercado desse automóvel despencou quase 20% - desvalorização média observada no segmento de usados. Esse é apenas um exemplo entre muitos, mas ilustra a atual política de reajustes do mercado segurador do País.

Quem for renovar a apólice ou contratar um seguro novo, perceberá um encarecimento entre 8% e 10%, aumento confirmado pelo presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de São Paulo (Sincor-SP), Leoncio de Arruda.

Se na prática o valor mais alto já incomoda, psicologicamente tem efeito ainda maior. Com o início da Lei Seca, o mercado esperava queda de até 20% no preço das apólices, já que as seguradoras usam um percentual para reparo de colisões em torno de 20% do valor total. Entretanto, o impacto da nova lei sobre as estatísticas de acidente não foi suficiente para influenciar os preços dos seguros. “A Lei Seca não impactou, porque a queda no número de acidentes não foi significativa”, ressalta o diretor da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Alexandre Penner.

Sem fatores que amenizem os custos, o aumento da sinistralidade (índice de ocorrências) encarece os contratos. Segundo o diretor da corretora Maior Seguros, Juliano César da Silva, o mercado de automóveis tem índice de sinistralidade (que considera a relação entre a média de utilização do seguro e os custos que a empresa paga) entre 65% e 67%, mas chegou a 70% em julho. Isso significa que, para cada R$ 100 recebidos em prêmio, a seguradora pagará R$ 70 em indenizações aos clientes. Na prática, se o contrato com a seguradora cobre roubos, o preço da apólice é naturalmente impactado, porque os índices de roubo em diversos estados do país subiram.

No entanto, atribuir o aumento a apenas os altos índices de roubo é um equívoco, segundo especialistas. Entre os principais vilões do crescimento da taxa de sinistralidade está também o encarecimento das autopeças devido à falta no mercado de reposição. Segundo Silva, as montadoras não estavam preparadas para o forte aumento da demanda de carros novos, estimulado pela redução do IPI, e isso provocou a falta de peças no mercado de reposição. “Isso prejudica o custo, ou seja, afeta o sinistro”, observa Silva. Para o próximo semestre, o presidente do Sincor-SP afirma que não haverá novos ajustes.

Outro fator que ajuda no encarecimento dos seguros é a redução da taxa básica de juros (Selic). Como as seguradoras recorrem às operações financeiras para obterem lucro e tal ganho financeiro é refletido de acordo com as taxas de juros, com a queda da Selic as empresas perdem lucratividade. Para aumentar a margem de lucro, elas repassam tal perda para o preço do contrato. “O ganho operacional das seguradoras é ínfimo ou até não existe, em virtude da sinistralidade e dos custos administrativos. Então, a empresa compensa em ganhos e repassa o custo ao consumidor”, justifica o diretor da corretora Maior Seguros.



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