25/04/2024 17:19:35

05/08/2009 00:00:00

Economia


Economia

com o jornal-al // patrycia monteiro

O Grupo Eduardo Queiroz Monteiro, controlador do jornal Folha de Pernambuco e de mais quatro agroindústrias canavieiras do Centro-Oeste e Nordeste é o mais novo acionista da Usina Utinga Leão, localizada em Rio Largo. O conglomerado pernambucano está em fase de negociação com o fundo de investimentos Brazil Ethanol – que comprou a tradicional usina alagoana da família Leão em março de 2008 – mas já está pagando parcelas da negociação dos quatro meses de salários atrasados dos trabalhadores agrícolas que atuavam na usina.
De acordo com Jackson Lima Neto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Açúcar de Messias, o Grupo Eduardo Queiroz está realizando alguns investimentos para iniciar a moagem da Utinga Leão na próxima safra de cana-de-açúcar que começa no mês que vem em Alagoas. “Eles estão buscando regularizar os débitos com fornecedores de cana e prestadores de serviços da usina também. Atualmente, os trabalhadores estão em casa porque a empresa não pagou as empresas que fazem o transporte deles até os canaviais. Mas tudo promete ser resolvido em breve”, diz.

Segundo o sindicalista, a usina Utinga Leão deve quatro meses de salários aos trabalhadores rurais que realizaram uma série de manifestações de protesto e que resultaram no bloqueio dos bens da empresa e da Brazil Ethanol, após ação cautelar impetrada pelo Ministério Público do Trabalho em meados de julho. “O Grupo Eduardo Queiroz assumiu o débito e está pagando os salários atrasados em parcelas quinzenais até o mês de setembro. Já foi paga a primeira parcela e a próxima deve ser paga amanhã (hoje)”, afirma Lima Neto, mencionando que o passivo total da empresa soma cerca de R$ 500 milhões.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News