23/04/2024 16:09:53

Coronavirus
12/10/2020 02:00:00

Entenda como a covid-19 afeta os olhos e saiba protegê-los

Doença está associada à conjuntivites parecidas com as que são causadas por outros vírus; óculos convencional ajuda na proteção, diz especialista


Entenda como a covid-19 afeta os olhos e saiba protegê-los

Embora o pulmão seja o principal órgão afetado pela covid-19, ela é multissistêmica, ou seja, capaz de afetar diversas partes do organismo. Em relação aos olhos, a doença está associada a conjuntivites que se parecem com as que são causadas por outros vírus já conhecidos, de acordo com a oftalmologista Lísia Aoki, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Os sintomas, portanto, incluem aumento de lacrimejamento, secreção, olhos vermelhos, desconforto e sensação de corpo estranho. "Não é diferente de qualquer outra conjuntivite do tipo viral", descreve a médica.

"Outras manifestações oculares associadas ao coronavírus ainda não estão bem definidas", acrescenta.

A especialista explica que o uso dos óculos - sejam os usados por profissionais em ambientes hospitalares ou os convencionais, do dia a dia - ajudam a proteger contra qualquer tipo de infecção.

"No caso específico do coronavírus, a vantagem de você estar com os óculos é em relação às microgotas que são emitidas principalmente quando nós falamos", afirma."Mas como a príncipio todos devem usar máscaras, nós estamos protegidos dessas gotas". completa.

Lísia destaca, porém, que utilizar os óculos de proteção é muito importante em locais onde existem pacientes infectados porque alguns procedimentos, como a intubação, facilitam a dispersão do coronavírus.

"Aí o vírus pode estar numa concentração maior no ar e a presença do óculos vai ajudar a proteger da contaminação pelas mucosas do olho", detalha.

Os óculos de proteção fornecem maior segurança nesse contexto porque têm anteparos laterais que constituem mais uma barreira para o contágio. "Uma outra vantagem é que você não consegue tocar os olhos por causa da barreira mecânica da armação", ressalta.

R7



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News