25/04/2024 16:12:17

Solidariedade
11/10/2020 01:00:00

Hemoal Maceió abriu para doação de sangue neste sábado e no feriado da Padroeira


Hemoal Maceió abriu para doação de sangue neste sábado e no feriado da Padroeira

A Unidade Maceió do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) abrirá neste sábado (10) para receber candidatos à doação voluntária de sangue. Também irá funcionar na segunda-feira (12), feriado da Padroeira do Brasil. 

Segundo informações da assessoria de Comunicação, a unidade, que fica localizada no bairro Trapiche, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), estará funcionando das 8h às 17h para receber os voluntários que desejem salvar até quatro vidas com o seu gesto solidário.

A medida visa facilitar o acesso aos candidatos à doação que não podem comparecer ao Hemoal durante a semana e aos sábados. Por meio desta iniciativa, o Núcleo de Captação de Doadores de Sangue espera manter estabilizado o estoque de plaquetas, hemácias e plasma para atender à demanda das maternidades e hospitais alagoanos.

Entre os pré-requisitos exigidos para a doação de sangue, o Ministério da Saúde (MS) exige que o voluntário tenha no mínimo 16 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e porte um documento de identificação oficial e original com foto. No caso dos menores de 18 anos, é exigido estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

Impedimentos – Há impedimento para doar sangue, os voluntários que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso das gestantes e lactantes, é proibida a doação neste período e, para repetir o ato, os homens devem respeitar um intervalo de dois meses e as mulheres ficam impossibilitadas durante três meses.

“No tocante aos voluntários infectados pelo novo coronavírus, o impedimento de doar sangue ocorre pelo período de 30 dias, contados após a recuperação. Já os voluntários que tiveram apenas contato com pessoas infectadas, caso não tenham apresentado sintomas da Covid-19 nos últimos 14 dias, também podem realizar a doação de sangue normalmente”, ressaltou a assistente social do Hemoal, Rayara Andrade, ao enfatizar que é necessário estar de máscara para doar sangue.

 Cada Minuto

*Com assessoria



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News