24/04/2024 02:05:27

13/07/2007 00:00:00

Educação


Educação

O deputado Paulo Fernando dos Santos, o Paulão (PT), voltou a defender, nesta quinta-feira, 12, a interiorização dos cursos oferecidos pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Ele comentou que a reunião entre a bancada federal alagoana e o secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação é de suma importância para se encontrar formas de estruturar melhor os campi da instituição nas cidades de Penedo e Palmeira dos Índios e a construção de outros espaços em mais algumas cidades do interior do Estado.

De acordo com Paulão, o campus da Ufal em Penedo funciona de forma improvisada na antiga Escola de Pesca, onde são ministradas as aulas

do curso de Engenharia de Pesca. "Para o próximo ano, não há condições de abrigar mais nenhuma turma no local", alerta Paulão.

Ainda segundo o deputado petista, na cidade de Palmeira dos Índios, o problema está relacionado à falta de manutenção no prédio do antigo Caic, construído pelo governo federal durante a gestão do ex-presidente e atual senador Fernando Collor (PTB). O Caic foi o local encontrado pela Ufal para instalar os cursos que são ofertados à comunidade daquela cidade.

O deputado alerta que, nesse projeto de interiorização, é preciso o empenho da bancada federal para garantir a implantação dos campi da universidade em mais algumas cidades consideradas pólos para o Estado, a exemplo de União dos Palmares, bem como na região sertaneja, podendo ser em Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia ou Piranhas.

Além disso, Paulão alerta para a necessidade da região Norte, que está se desenvolvendo sem a presença do ensino superior. "A região Norte tem algumas cidades-pólo, a exemplo de Porto Calvo, e não tem nenhum campus da Ufal e é o momento de se pensar isso", defende o deputado.

Fonte ALE



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News