26/04/2024 19:56:09

Governo
09/10/2020 18:00:00

Governo de Alagoas mais que triplica a quantidade de leitos hospitalares em 6 meses

Incremento de novos leitos foi de 265% durante enfrentamento à Covid-19; cerca de 4 mil vidas já foram salvas na rede pública gerida pelo Estado


Governo de Alagoas mais que triplica a quantidade de leitos hospitalares em 6 meses

Em abril deste ano, um mês após o surgimento dos primeiros casos do novo coronavírus no estado, Alagoas possuía 365 leitos hospitalares públicos, entre UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo), unidades intermediárias e leitos clínicos, fundamentais para o tratamento dos casos moderados e graves da Covid-19.

Hoje, seis meses depois, o Estado tem 1.331 leitos hospitalares para atender a população alagoana, o que representa um aumento de 265% – um legado de novos leitos para a saúde pública alagoana.

O incremento garantiu que, mesmo durante o pico de casos de Covid-19, o Estado tivesse capacidade para atender todos os que precisaram. Em 1º de maio, quando Alagoas tinha pouco mais de mil casos confirmados de coronavírus, o estado possuía 400 leitos hospitalares e 152 deles estavam ocupados – uma taxa de ocupação de 38%.

No dia 30 de setembro, 218 pacientes ocupavam leitos hospitalares em todo o estado, um terço a mais que no início da pandemia. Mesmo assim, devido ao aumento da capacidade hospitalar, a taxa de ocupação reduziu para apenas 16% em leitos clínicos e 27% em leitos com respiradores (UTIs e Unidades Intermediárias).

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destaca que a implantação de novos leitos foi uma estratégia fundamental no combate à doença no estado.

“Alagoas tem enfrentado a pandemia da Covid-19 de forma séria e dedicada. A implantação dos leitos exclusivos para atender pacientes infectados pelo novo coronavírus é uma demonstração do quanto a Secretaria de Estado da Saúde se propõe a cuidar das pessoas e salvar vidas”. Alexandre Ayres.

Ao longo da pandemia, milhares de pessoas que tiveram o quadro agravado por conta da Covid-19 e precisaram de internação puderam contar com os leitos estaduais disponibilizados.

“Neste período em que estamos combatendo a doença, quase 4 mil vidas foram salvas em Alagoas nos leitos geridos pelo governo”. Alexandre Ayres.

éassim



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News