25/04/2024 14:14:55

Saúde
09/10/2020 15:00:00

SESAU alerta que Alagoas deve registrar 620 casos de Câncer de Mama até o fim do ano


SESAU alerta que Alagoas deve registrar 620 casos de Câncer de Mama até o fim do ano

Até o fim do ano Alagoas deve contabilizar a triste marca de 620 novos casos de câncer de mama, segundo alerta a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A estimativa foi divulgada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS), durante o lançamento da Campanha Outubro Rosa 2020, que tem como slogan “Cuidado com as mamas, carinho com o seu corpo”.

Do total de casos de câncer de mama estimados para Alagoas, 290 deles devem ser diagnosticados em Maceió e os outros 330 nos 101 municípios do interior do Estado. Mas, mesmo diante do número que parece assustador, a doença tem cura, principalmente quando diagnosticada precocemente, através da realização da mamografia de rastreamento, que deve ser realizada a cada dois anos, pelas mulheres entre 50 a 69 anos, conforme preconiza o MS.

Para isso, as mulheres nesta faixa etária devem se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, onde o médico ou enfermeiro do Programa Saúde da Família (PSF) irá prescrever o exame, conforme orienta a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher da Sesau, Carmen Nascimento. “Esta medida preventiva deve ser seguida por todas as mulheres que chegaram aos 50 anos. Mas, antes desta idade, é importante o auto exame das mamas, procurando sempre esclarecimento de um profissional de saúde ao perceber alguma alteração suspeita”, recomenda.

Carmen Nascimento ressalta que os profissionais que atuam no PSF estão treinados para orientar as mulheres e identificar àquelas diagnosticadas com lesões precursoras do câncer de mama. “Com isso, será assegurado um início de tratamento adequado e oportuno, garantindo um potencial de cura e qualidade de vida em 94% dos casos de câncer de mama”, salienta, ao informar que o tema foi tratado durante o Webnário Saúde da Mulher x Câncer de Mama, realizado na quarta-feira (7).

Mamografias – A coordenadora do Programa de Saúde da Mulher da Sesau chamou atenção para a redução de mamografias realizadas em Alagoas este ano. Segundo ressalta Carmem Nascimento, em razão da pandemia da Covid-19, o número de exames passou de 49.280 em 2019 para 10.600 este ano e, por isso, o Outubro Rosa tem o propósito de alertar as mulheres para a necessidade de se cuidar e investir na prevenção de uma doença que pode ser evitada.

Carmem Nascimento diz que medidas preventivas reduzem em até 28% o risco da doença. Foto: Reprodução

“Além de investir em uma alimentação saudável, a pratica regular de atividade física, manutenção do peso corporal adequado e da não ingestão ou redução do consumo de bebida alcoólica reduzem em até 28% o risco de desenvolver câncer de mama, segundo aponta o Inca. Mas, é importante salientar que, existem fatores de risco para da doença, como a menstruação precoce, menopausa tardia, uso de contraceptivos orais e da terapia de reposição hormonal pós-menopausa, além do histórico de câncer na família”, informa Carmem Nascimento.

O Dia Mais



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News