28/03/2024 21:57:13

Saúde
07/10/2020 12:00:00

Mais de 10 milhões de brasileiros têm incontinência urinária


Mais de 10 milhões de brasileiros têm incontinência urinária

Simples situações de esforço, como espirrar, tossir ou correr, podem resultar na perda involuntária de urina. De acordo com uma pesquisa do IBOPE, cerca de 58% das internautas brasileiras afirmam que já sofreram escape de urina.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) calcula que mais de 10 milhões de brasileiros sofram com o transtorno.

“Existem dois tipos de incontinência: a de esforço, causada por algum tipo de situação, como espirrar, e a de urgência, quando a pessoa precisa sair correndo senão escapa a urina”, explica o uroginecologista e coordenador do Núcleo de Cuidado Integral à Saúde da Mulher da Maternidade Brasília, Marcus Vinícius.

O médico esclarece que a doença é mais comum na população idosa, acima dos 60 anos. Entretanto, pessoas mais jovens também possuem a condição. “Gravidezes, partos vaginais ou instrumentalizados, fatores genéticos, distúrbios de colágeno são alguns dos motivos que podem levar à incontinência urinária”, afirma.

Os tratamentos, de acordo com o uroginecologista, são fisioterapia do assoalho pélvico, cirurgia e medicamentos. “É importante diferenciar o tipo de incontinência da paciente para designar o tratamento mais adequado”, ressalta.

Confira abaixo mitos e verdades sobre a incontinência urinária:

1 – A incontinência urinária só aparece em idades mais avançadas. MITO. Pessoas de qualquer idade e gênero podem ter a doença. A diferença é o grau e o tipo.

2 – Existe tratamento para a incontinência urinária. VERDADE. De acordo com o uroginecologista da Maternidade Brasília, se feitos corretamente, a chance de melhora em pessoas com a condição é de 80%.

3 – É uma doença que acomete apenas mulheres. MITO. Cerca de 15% dos homens brasileiros acima de 40 anos apresentam incontinência urinária, de acordo com a SBU. Porém o número de mulheres acometidas chega a ser três vezes a dos homens.

4 – Atividades físicas aumentam as chances de ter incontinência urinária. DEPENDE. Em quadros mais graves, os exercícios de alto impacto podem contribuir com a condição. Atividades físicas mais leves e fisioterapias podem ajudar a reduzir as chances de desenvolver a incontinência, bem como melhoram os quadros já diagnosticados.

Notícias ao Minuto



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 94
Notícias Agora
Google News