25/04/2024 04:13:45

Acidente
04/10/2020 01:00:00

Vacinação antipólio começa amanhã em Alagoas


Vacinação antipólio começa amanhã em Alagoas

Começam nesta segunda-feira (5) as Campanhas de Multivacinação e de Vacinação contra a Poliomielite, destinadas a crianças e adolescentes em todos os 102 municípios alagoanos.

As campanhas seguem até o dia 30 deste mês. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), devem ser imunizadas pelo menos 95% das 215.592 crianças alagoanas que estão na faixa etária de 12 meses a menores de cinco anos de idade. Quanto aos adolescentes menores de 15 anos, a prioridade da iniciativa é atualizar a caderneta de vacinação.

As vacinas que serão atualizadas visam prevenir doenças como a meningite, sarampo, caxumba, rubéola, coqueluche, diarreia por rotavírus, difteria, tétano, hepatites, febre amarela e HPV, vírus que pode provocar o câncer do colo do útero, ânus e pênis entre os jovens. Para garantir o sucesso das campanhas, o Programa Nacional de Imunização em Alagoas) treinou novos profissionais das I e II Macrorregiões de Saúde.

A medida de prevenção foi tomada por existirem precauções e contraindicações que devem ser observadas pelos profissionais de saúde que atuam nas salas de vacinação. Entre elas, um fator que deve ser levado em consideração é o adiantamento da aplicação da vacina em crianças e adolescentes que apresentarem doenças febris agudas, moderadas ou graves. Para àquelas que estão fazendo uso de imunossupressores, a vacina deve ser adiada por três meses.

Com relação aos que usam corticoides por um período maior que 14 dias, a administração deve ser adiada e, no caso das crianças que vão tomar a vacina contra a pólio, é recomendado adiar a aplicação caso apresentem quadro de vômito e diarreia.

Gazeta de Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News