26/04/2024 03:33:29

Coronavirus
24/09/2020 15:00:00

Covid: setor de eventos deve ganhar protocolo para retorno das atividades em AL

Governo anunciou, em coletiva on-line, que retorno das aulas presenciais ainda está sendo avaliado; interior avança para fase azul


Covid: setor de eventos deve ganhar protocolo para retorno das atividades em AL

O Governo do Estado anunciou, na noite desta quarta-feira (23), que o setor de que até o fim da semana será divulgado um protocolo para a flexibilização do setor de eventos, com a retomada de comemorações com menor impacto, como festas de casamento e aniversários com aglomeração controlada. 

Em coletiva on-line, o governador Renan Filho (MDB), informou que o interior de Alagoas avança para a fase azul. Maceió não sofreu alteração. As cidades do interior estavam na fase amarela.

Segundo a equipe do governo, o estado está caminhando para a convivência com a Covid-19, com a queda no número de óbitos e nos indicadores de casos. O novo plano, que passa a valer segunda-feira (28), segue o Protocolo de Distanciamento Social Controlado.

Na nova fase, bares, restaurantes, templos, igrejas e demais instituições religiosas, além do transporte intermunicipal poderão funcionar com 75% da capacidade no interior do estado. Os estabelecimentos poderão ficar até às 2h abertos. "Vamos avançar na discussão para que, a partir da semana que vem, a gente comece a avançar a parte de eventos com baixa capacidade de aglomeração, que serão avaliados sob um protocolo rígido", explicou o governador Renan Filho.

Com relação ao retorna das aulas presenciais na rede estadual e privada, o governador Renan Filho anunciou que até o fim do mês será apresentado um plano para a retomada de alguns setores. "Vamos tentar fazer um retorno gradativo da educação com segurança. Começaremos o retorno com os grupos que são menos suscetíveis a doença, pelos adultos porque eles sabem como se proteger e também não levam a doença. As crianças precisam ser mais protegidas".

Ele acrescentou que um plano apresentado pelos estabelecimentos de ensino privado está sendo avaliado. A expectativa é que o retorno comece com as aulas dos cursos profissionalizantes, cursinhos pré-vestibular e ensino superior. Para o interior do estado, o governador destacou que a situação será analisada em parceria com os prefeitos municipais, mas, que até o final de setembro, os municípios devem tomar suas próprias decisões. 

Hospital de Campanha

Com a redução na taxa de ocupação de leitos com respiradores, o Hospital de Campanha Dr. Celso Tavares, localizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro Jaraguá, em Maceió, será desativado nesta segunda-feira (28).

Dados

A equipe governamental anunciou que as decisão estão sendo tomadas levando em consideração os indicadores da matriz de risco que apontam a redução dos casos do novo coronavírus em Alagoas na 38ª semana epidemiológica. Além disso, o governo considera a taxa de ocupação de leitos, que chegou a 20% e a queda no número de óbitos. 

Apesar da redução no número de óbitos registrada na 38ª semana epidemiológica, de acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (23) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), 551 novos casos da doença foram confirmados, fazendo com que Alagoas contabilize 85.559 infectados desde o início da pandemia. Em 24 horas, o estado também registrou mais cinco mortes causadas pelo novo coronavírus, somando 2.034 óbitos.

Gazetaweb



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News