25/04/2024 12:20:50

Educação
22/09/2020 04:00:00

Governo de AL vai promover edição virtual do V Encontro Estudantil da Rede Estadual


Governo de AL vai promover edição virtual do V Encontro Estudantil da Rede Estadual

Para incentivar ainda mais o protagonismo juvenil e o potencial criativo dos estudantes o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promoverá o V Encontro Estudantil da Rede Estadual de Ensino de Alagoas. Este ano, o evento tem como tema “Economia Criativa” e será realizado online, entre os dias 04 de novembro a 05 de dezembro, nas plataformas virtuais do Instagram (@encontro.estudantil) e (Google Meet).

As inscrições são gratuitas e executadas em três etapas. Na primeira, que pode ser realizada até o dia 19 de outubro, o cadastro pode ser feito pela Unidade de Ensino através do link disponibilizado em cada regulamento das modalidades, no site da Seduc (www.educacao.al.gov.br) e (www.escolaweb.educacao.al.gov.br). Na segunda etapa, a validação será com a entrega da documentação e arquivos nas Geres. Na terceira e última etapa, com a entrega dos materiais (documentos e arquivos) pela Gere , na Seduc.

Novo formato - Em virtude da pandemia do novo coronavírus, o encontro terá um formato virtual e contará com as seguintes modalidades: Feira de Ciências do Estado de Alagoas (FECEAL), Encontro dos Grêmios Estudantis da Rede Estadual de Ensino, Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, IV Sarau Estudantil da Rede Estadual de Alagoas (SAEREAL), Festival Estudantil de Música, II Arena da Cultura Empreendedora, Mostra Estudantil de Programação e Robótica da (FECEAL), Mostra Estudantil de Fotografia, Mostra Vídeo Minuto e Mostra Estudantil Audiovisual.

A gerente de Desenvolvimento da Gestão das Unidades de Ensino da Rede Estadual, Professora Genilma Alves Barros, fala da expectativa para o evento. “Esperamos um número bem maior de participação, que as edições presenciais anteriores. Além do evento ser de forma remota, os trabalhos dos estudantes passarão também por avaliação do público e isso provocará maior mobilização entre os jovens, possibilitando a participação da sociedade como um todo no evento”, estima.

Como participar - Os estudantes deverão desenvolver projetos interdisciplinares, sob orientação de docentes das unidades escolares estaduais, para alcançar maior integração entre seu entorno e suas comunidades; projetos artísticos-culturais, sociais ou científicos com as propostas trabalhadas nos sete laboratórios de aprendizagens contemplados no Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REAENP).

Dentre eles, estão os laboratórios de Língua Portuguesa, Matemática, Comunicação, Iniciativas Sociais ou Comunitárias, Desenvolvimento de Atividades Lúdicas, Ideias Inovadoras e Clube do Livro, que contribuem no desenvolvimento de competências e habilidades conforme o Referencial Curricular.

Poderão participar do encontro os alunos matriculados no Ensino Fundamental e da modalidade EJA, além do Ensino Médio e Técnico e da modalidade EJA da rede de ensino de Alagoas que desenvolvam atividades de forma individual ou coletiva.

As regras e informações para a submissão dos projetos e o respectivo envio podem ser consultados a partir da página 13 do Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE) do dia 11 de setembro pelo endereço: (http://www.imprensaoficialal.com.br/wp-content/uploads/2020/09/DOEAL-11_09_2020-COMPLETO.pdf) ou também pelo site da Educação Alagoas: (http://www.educacao.al.gov.br/projeto/item/16785-encontro-estudantil).

A avaliação e o resultado – A análise acontecerá por meio da Avaliação Técnica, com peso 50% do total. Com o mediador da sala de webconferência da Avaliação e Apresentação dos Processos de Criação e Pesquisa, como peso de 30% da nota final. Além da nota do Engajamento dos Públicos que tem peso de 20% do total.

Já o resultado vai ser divulgado ao final do V Encontro Estudantil no site oficial da Seduc (http://www.educacao.al.gov.br/) e na plataforma do Youtube (Educação Alagoas) ao vivo.

O Encontro Estudantil – O evento é uma iniciativa da Seduc com a finalidade de proporcionar aos estudantes, por meio de um evento multidisciplinar, o incentivo à cultura, artes, ciências, inovação e tecnologia.

O Encontro virtual  segue às orientações e normas de segurança e  preservação da saúde individual e coletiva estabelecidas durante a pandemia da Covid-19.

Confira o calendário e cronograma:

·       11/09 a 19/10 – 1ª Etapa: Escolas. Inscrição por modalidades (link on-line);

·       Até 29/10 – 2ª Etapa GERE: Avaliação e indicação dos pré-selecionados (GERE);

·       Até 29/10 – Envio dos pré-selecionados para a SEDUC (Termos, vídeos e trabalho escrito);

·       30/10 – Divulgação dos pré-selecionados no site da www.escolaweb.educacao.al.gov.br;

·       03/11 – Interposição de recursos junto às GERES;

·       04/11 – 3ª Etapa Estadual: Publicação do Resultado final dos classificados no site da SEDUC www.educacao.al.gov.br;

·       04/11 a 10/11 – Publicação dos projetos na Plataforma Virtual/Rede Social;

·       11/11 até 03/12 – Avaliação do Engajamento dos Públicos;

·       Até 03/12 – Avaliação Técnica (comissão técnica);

           ·       A partir de 17/11 – Inscrição para as webconferências.

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News