28/03/2024 09:09:39

Geral
20/09/2020 11:00:00

Carteira em dia garante benefícios a artesãos de Alagoas

Documento atualizado é requisito para fazer parte da Galeria Alagoas Feita À Mão


Carteira em dia garante benefícios a artesãos de Alagoas
Texto de Letícia Cardoso

Quem possui a Carteira Nacional do Artesão em dia garante o acesso a 13 benefícios previstos no Programa Alagoas Feita À Mão, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). A renovação é feita de forma prática a cada 6 anos, basta entrar em contato através do número (82) 98705-7998, via WhatsApp.

O atendimento é realizado pela Gerência de Artesanato e, no contato, deve ser enviado o nome completo, CPF, telefone e e-mail para contato. A equipe técnica entrará em contato com o artesão e, após a conclusão do procedimento, a carteira é enviada em PDF para o e-mail e/ou WhatsApp. 

“Temos uma preocupação com o número de carteiras vencidas e queremos minimizar esta questão. É importante ressaltar que essa também é uma forma de identificar o artesão e nos dá dados que são utilizados para o planejamento de ações de fortalecimento da atividade artesanal para o desenvolvimento econômico do Estado”, explica Daniela Vasconcelos, gerente de Design e Artesanato da Sedetur. 

Os benefícios garantidos pelo programa são: isenção da cobrança do ICMS na emissão de notas fiscais avulsas; contribuir para o INSS com valor diferenciado de autônomo; receber visita de censo e curadoria para mapeamento; receber placa da fachada do ateliê com identificação “Aqui tem Alagoas Feita à Mão”.


Além disso, o artesão recebe kit com identidade visual do programa para comercialização, tem acesso à linha de crédito especial da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), participa de capacitações promovidas pelo Governo de Alagoas e de editais de seleção para feiras e eventos locais e nacionais. Com a carteira nacional em dia, o artesão tem, ainda, a oportunidade de participar de rodadas de negócios e expedição de lojistas e concorrer a títulos como o de Mestre Artesão e Patrimônio Vivo do Estado.

Além disso, também é um pré-requisito para se fazer parte da plataforma de conexão Galeria Alagoas Feita à Mão, que conecta diretamente o artesão e o possível cliente, em um espaço exclusivo para o artesanato alagoano. 

No caso de desejar emitir a carteira pela primeira vez, o artesão deve acessar o site do Portal do Artesanato Brasileiro (www.artesanatobrasileiro.gov.br) e seguir o passo a passo a passo a ser indicado. Em caso de dúvidas, é possível contatar a Gerência de Artesanato da Sedetur através do WhatsApp (82) 98705-7998 ou do número 3315-1700. 

Agência Alagoas



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News