27/10/2020 12:13:40

Educação
19/09/2020 04:00:00

Alagoas conquista o Prêmio Excelência em Competitividade


Alagoas conquista o Prêmio Excelência em Competitividade

O Programa Escola 10 conquistou, nesta quinta-feira (17), o Prêmio Excelência em Competitividade na categoria Boas Práticas. A iniciativa do Governo do Estado, destinada ao fortalecimento da educação básica, concorreu com mais de 200 projetos na premiação promovida pelo Centro de Liderança Pública (CLP), que também realiza o Ranking de Competitividade dos Estados, cuja edição 2020 apresenta Alagoas na 15º posição.

Criado em 2017 pelo Governo de Alagoas, o Escola 10 possibilitou o regime de colaboração entre o Estado e os municípios para elevar os índices educacionais.

E se no ano passado o Governo do Estado levou o prêmio na mesma categoria com o programa CRIA – Criança Alagoana, este ano Alagoas obteve outro destaque importante ao figurar como finalista pela segunda vez consecutiva na categoria Destaque de Crescimento, que é uma média do crescimento dos últimos quatro anos nos três pilares mais significativos do Ranking: Segurança Pública, Infraestrutura e Sustentabilidade Social.

Considerada uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública no Brasil, O Ranking de Competitividade dos Estados analisa o desempenho das unidades da federação em 73 indicadores divididos em dez pilares, como Educação, Segurança Pública, Solidez Fiscal, Infraestrutura, Inovação e Potencial de Mercado, entre outros.

No resultado geral, observa-se que, enquanto a administração governamental ficou mais ineficiente em 12 estados e no Distrito Federal, as práticas e os aprimoramentos promovidos pelo Governo de Alagoas contribuíram decisivamente para o avanço dos números. Na região Nordeste, Alagoas só fica atrás do Ceará (10º) e da Paraíba (13º).

Sustentabilidade Social

Para quem amargava o último lugar na estatística em 2016, os números de hoje confirmam um notável avanço. Entre outros destaques no comparativo com o ano passado, as ações do Governo de Alagoas no pilar Sustentabilidade Social foram eleitas para inaugurar o lançamento da edição 2020 do Ranking, em evento virtual realizado na manhã desta quinta-feira (17).

O governador Renan Filho participou do encontro, que contou com a presença dos governadores de Minas Gerais, Maranhão, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Paraíba, Amazonas e Mato Grosso do Sul. Os representantes foram escolhidos pelo resultado expressivo de suas políticas e práticas de gestão, que se mostraram eficientes na mitigação das desigualdades e melhoria da qualidade de vida mesmo em meio à crise econômica agravada pela pandemia do novo coronavírus.

Jornal de Alagoas



Enquete
Você é favorável a privatização do SAAE de União dos Palmares?
Total de votos: 93
Google News