20/04/2024 10:29:57

Mundo
18/09/2020 16:00:00

Efeito Dark? Milhares de pássaros caem do céu no Novo México

Pesquisadores avaliam que o estranho fenômeno seja consequência dos incêndios que atingem a costa oeste dos Estados Unidos


Efeito Dark? Milhares de pássaros caem do céu no Novo México

Um grande número de pássaros aparecendo mortos no Novo México, sudoeste dos Estados Unidos, tem preocupado e intrigado cientistas.

No que lembra cenas da série Dark, da Netflix, em que pássaros caem do céu misteriosamente, a estimativa é de que centenas de milhares morreram nos últimos dias, segundo relatou a professora do departamento de Peixes, Vida Selvagem e Ecologia da Universidade Estadual do Novo México, Martha Desmond, ao Las Cruces Sun-News. Cerca de 300 aves migratórias apareceram mortas no câmpus da universidade no sábado (12/9).

A maior parte das aves são andorinhas, papa-moscas e toutinegras. Moradores também relataram que há aves agindo de forma estranha, como voando baixo ou não comendo.

O palpite dos pesquisadores da Universidade do Novo México é que a causa do estranho fenômeno seja os incêndios florestais que há dias atingem a costa oeste dos Estados Unidos. Os pássaros teriam migrado antes de estarem preparados para a viagem, tentando fugir do fogo e, por isso, acabaram ficando fracos. Além disso, alguns podem ter inalado fumaça e sofrido danos no pulmão.

Para ter uma conclusão definitiva, as aves serão levadas para o Laboratório Forense do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA, em Ashland, Oregon, para análise.

Além disso, o Southwest Avian Mortality Project está pedindo para que os moradores enviem relatos com o que observaram em relação aos pássaros, para ajudar os cientistas.

ncêndios

Ao menos 31 pessoas já morreram nos incêndios que atingem o país. É uma área quase do tamanho de Sergipe. Washington, Oregon e Califórnia são os estados mais atingidos.

Para as autoridades locais, a escalada dos incêndios florestais está vinculada à mudança climática, que agrava a seca crônica e provoca condições climáticas extremas.

Correio Braziliense



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 34
Notícias Agora
Google News