16/04/2024 11:42:28

31/07/2009 00:00:00

Saúde


Saúde

com jaconline //

O crescente número de casos da gripe A (H1N1) no Brasil tem assustado. Mas o que talvez muitos não saibam é que o tipo comum da gripe também mata e, de acordo com especialistas, muito mais que a nova gripe. Em Pernambuco, quase 100 pessoas morreram por mês, no ano passado, por causa da gripe comum e outras complicações provocadas pela doença, como pneumonia e bronquite. Em 2008, foram registradas 1.206 mortes em todo o Estado, de acordo com dados do Departamento de Informática do SUS, o DataSUS.
 
Os números revelam ainda que os idosos são as principais vítimas: 75% das pessoas que morreram em decorrência da gripe comum, pneumonia e bronquite tinham mais de 60 anos de idade.

Entre os meses de janeiro e maio deste ano, período mais recente dos dados disponíveis no site do Ministério de Saúde, foram registradas 524 mortes em Pernambuco. Isso representa um aumento de cerca de 20% em relação ao mesmo período do ano passado.
 
A diretora geral de Vigilância Epidemiológica do Estado, Roselene Hans, informa que, nos últimos 10 anos, uma média de 700 pessoas morreu por ano em Pernambuco por causa da gripe comum e outras complicações. "Doenças como a pneumonia, por exemplo, começam na maioria dos casos como uma gripe que acaba se agravando. Isso acontece com muita frequência entre a população idosa", explica.
 
Na opinião do infectologista Vicente Vaz, do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, no Recife, todas as atenções estão voltadas atualmente para a gripe A (H1N1), mas é preciso ter cuidado com a gripe comum. "A gripe é uma doença subestimada pela população e até pelos médicos. Normalmente, é benigna, mas, como a procura pelo médico em casos de gripe é rara, a doença pode evoluir para uma fase aguda ou complicação bacteriana e levar até a morte", alerta.
 
CUIDADOS - Evitar a gripe é uma tarefa difícil, principalmente nesta época do ano, quando são comuns surtos da doença. Mas não é impossível. Essa é a opinião dos médicos que recomendam que as pessoas reforçem durante o inverno os cuidados para não contrair a doença.

"Atitudes simples, como ter uma alimentação saudável e fazer atividades físicas regularmente ajudam a tornar o sistema imunológico mais resistente", detalha o infectologista Vicente Vaz. Ele acrescenta que lavar as mãos com frequência e evitar manter contato com pessoas gripadas também são formas eficientes de prevenir a doença.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 21
Notícias Agora
Google News