29/03/2024 04:18:33

Alagoas
15/09/2020 07:00:00

Vídeo mostra reeducandos passando mal por causa de superlotação

Neste fim de semana, pelo menos 11 internos tiveram de ser atendidos na enfermaria com falta de ar


Vídeo mostra reeducandos passando mal por causa de superlotação

Um vídeo que começou a circular neste fim de semana em grupos de WhatsApp mostra reeducandos que cumprem pena no presídio Cyridião Durval passando mal por causa da superlotação das celas. 

Nas imagens, cinco internos se contorcem no chão próximo à enfermaria da unidade após terem sentido dificuldade de respirar, enquanto um narrador, que não aparece no vídeo, diz que as celas estão abarrotadas, com pouco ar circulando.

O vice-presidente do Sindicato dos Policiais Penais de Alagoas (Sindapen), Kleyton Anderson, confirmou que o problema é recorrente e informou que neste fim de semana pelo menos 11 internos precisaram ser atendidos na enfermaria. 

 "Há celas feitas para dez pessoas e onde estão 63, e algumas ficam em áreas com incidência maior do sol e por isso ficam muito quentes, por isso alguns reeducandos sentem falta de ar", explicou Kleyton. "Até mesmo quando vamos fazer a contagem dos presos às vezes não conseguimos ficar lá dentro muito tempo".

"É realmente um absurdo a situação por que passam os reeducandos e os policiais penais, mas infelizmente as autoridades só estão preocupados com nossa escala de trabalho e entrada de feira, como se isso resolve o problema do sistema", complementa o presidente do Sindapen, Petrônio Lima. "Estamos desanimados de tanto cobrar cobrar e nada se resolver, só nos perseguem cada vez mais, como se o problema fossem os policiais penais".

"Tortura"

Segundo a esposa de um reeducando, que não quis se identificar, ninguém estava sabendo da situação do presídio, por isso as imagens deixaram todos desesperados. "Nós familiares vemos isso como tortura. Se o preso chegou a essa situação é porque já vinha passando mal, e só agora os agentes penais tiraram eles das celas", afirmou.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, as visitas aos presos estão suspensas desde março. Também por causa da Covid, não está sendo permitida a entrada dos familiares no sistema prisional para levar alimentos aos internos, o que tem causado constantes protestos. 

OUTRO LADO

A Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) informou que os presos passam bem. Eles estão no hospital de campanha do sistema prisional, por precaução. 

Além disso, será aberto um processo administrativo pra se apurar as circunstâncias do episódio. Todos foram atendidos pela equipe da Gerência de Saúde da Seris.

Gazetaweb




Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News