28/03/2024 05:45:16

31/07/2009 00:00:00

Polícia


Polícia

com cadaminuto // emanuelle oliveira

O número de acidentes de trânsito vitimando motociclistas em Alagoas é surpreendente. Até junho deste ano foram 1181 registros, sendo que a maioria envolve pessoas com faixa etária entre 25 e 34 anos, principalmente nos finais de semana, quando as vítimas costumam exceder os limites de velocidade e consumir bebidas alcoólicas.

Os dados são do Hospital Geral do Estado (HGE) e apontam que em janeiro de 2009 aconteceram 231 acidentes; Em fevereiro 194; Já em março foram 210; Em abril 204; No mês de maio 177 e em junho 165. A maioria deles ocorreu a noite, das 18h 00min a 23h 59min.

Já de janeiro a agosto de 2008 foram registrados 1.255 atendimentos provocados por acidentes com moto. Pelo fato de serem vendidas a preços menores que os dos automóveis, o número de motocicletas no Estado tem aumentado e até setembro do ano passado Maceió tinha 23.563 motocicletas e 1.818 motonetas.

Apesar de Arapiraca ser considerada a cidade brasileira com o maior número de motocicletas por habitante, utilizadas principalmente como mototáxis, cerca de 80% dos acidentes acontecem na capital.

Embora não sejam autorizados a pilotar, muitos adolescentes se envolvem nesses acidentes. O transporte de crianças menores de 7 anos é considerado infração gravíssima pelo Código Brasileiro de Trânsito, mas mesmo assim elas também estão entre as principais vítimas.

Segundo o inspetor Jeferson Santos, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) a maioria desses acidentes acontece pela falta de atenção dos motociclistas e pela fragilidade dos veículos. "Eles abusam da velocidade, fazem ultrapassagens perigosas e relaxam nos cuidados, por terem trânsito mais facilitado", disse.


Casos

Na madrugada do último domingo, 26, um acidente de moto vitimou um casal no bairro de Santa Amélia. O militar da Marinha, Neilton Aluísio Lins Correia, 31, e a esposa Walnirene Cordeiro, 19, foram atingidos pelo gol de cor branca e placas MUR -2789, no cruzamento da Avenida Jorge Montenegro de Barros e a Rua da Floresta. O veículo
vinha sendo conduzido por Raul José Santos Filho, 51, que estava embriagado, atingindo a moto Shineray, de cor vermelha e placas NLY-8975..

Robson Rocha, que é militar da Marinha e primo de Neilton, informou que antes do acidente estava com o casal, que resolveu ir para a casa, no Conjunto Medeiros Neto, por conta de uma discussão.

Nas proximidades do conjunto, o gol atingiu a moto, que havia sido emprestada por Robson. "Ele estava com a minha moto desde domingo e testemunhas disseram que o motorista de uma Parati ainda tentou avisar meu primo que o outro carro vinha na contramão do cruzamento, mas ele devia estar distraído. As câmeras de um motel conseguiram registrar o acidente", lembrou.



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News