25/04/2024 17:05:04

Política
12/09/2020 09:00:00

Renan diz apoiar divisão do fundo partidário entre brancos e negros já nesta eleição

Partidos políticos terão que repartir recursos de seu fundo eleitoral e os seus tempos de rádio e televisão equitativamente


Renan diz apoiar divisão do fundo partidário entre brancos e negros já nesta eleição

O senador por Alagoas, Renan Calheiros, afirmou em suas redes sociais que apoia a divisão do fundo partidário, já para as eleições deste ano, entre candidatos brancos e negros.

“Isso equilibra oportunidades e corrige distorções históricas. É justo que disputas eleitorais ocorram com oportunidades iguais para diferentes raças e gêneros”. Renan Calheiros, senador.

STF

Partidos políticos terão que repartir recursos de seu fundo eleitoral e os seus tempos de rádio e televisão equitativamente entre candidatos brancos e negros já nas eleições municipais deste ano.

Em agosto, a corte eleitoral havia decidido que os partidos teriam que destinar recursos do fundo eleitoral de maneira proporcional à quantidade de candidatos negros e brancos a partir das eleições de 2022, aplicando regra similar à propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio.

O PSOL, no entanto, recorreu por meio de medida cautelar, solicitando que o pedido fosse reconhecido já para as eleições que ocorrem no fim deste ano. Agora, a medida, assinada pelo ministro do STF , Ricardo Lewandowski, acata a ação.

“Para mim, não há nenhuma dúvida de que políticas públicas tendentes a incentivar a apresentação de candidaturas de pessoas negras aos cargos eletivos, nas disputas eleitorais que se travam em nosso país, prestam homenagem aos valores constitucionais da cidadania e da dignidade humana, bem como à exortação, abrigada no preâmbulo do texto magno, de construirmos, todos, uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social, livre de quaisquer formas de discriminação”. Ricardo Lewandowski, ministro do STF.

éassim



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News