20/04/2024 12:23:56

Alagoas
07/09/2020 17:00:00

“Nossa situação é preocupante, não produzimos nada”, diz trabalhador de assentamento

José Roberto pede que entidades observem a necessidade da categoria e governo estadual preste apoio


“Nossa situação é preocupante, não produzimos nada”, diz trabalhador de assentamento

Trabalhadores de assentamentos alagoanos denunciam falta de apoio do Governo Estadual com os trabalhadores do campo durante a pandemia. Segundo José Roberto Feitosa, integrante da Reforma Agrária, e do assentamento localizado em São Luís do Quitunde, diz que a situação é preocupante porque além da falta de apoio, os produtores não estão conseguindo produzir nada.

“O efeito da pandemia no campo – ou seja, nos assentamentos de Alagoas, da Reforma Agrária, é crítico. A vida no campo sempre foi difícil, mas com a pandemia ficou pior porque ficamos impossibilitados de vender nossos produtos com o fechamento das feiras nas cidades por conta do Covid-19. E ficamos por mais de cinco meses de produzir no inverno para ser vendido no final de 2020 e 2021’’, relata José Roberto.

O produtor acrescenta ainda, que nem todos os trabalhadores conseguiram o auxílio emergencial do Governo Federal. “Como vamos ficar em 2021 sem produção? Nossos governantes não estão atentos a isso. A situação está se agravando para essas famílias assentadas. Mesmo que venha o PAA em caráter emergencial vai chegar nos assentamentos, mas não teremos produtos para repassar, ou seja, não conseguiremos esse dinheiro, que seria no valor de R$ 5 mil’’, questiona.

Além disso, Roberto pede para que os coletivos, associações, cooperativas, enfim,  e os trabalhadores se unam para cobrar apoio do governo e órgãos competentes. “Peço para nos unirmos – vamos falar com o governador, com entidades e com o Conab/AL [Companhia Nacional de Abastecimento], para ajudar com cestas básicas e encontrar algumas soluções para ajudar os trabalhadores dos assentamentos’’.

Fonte: Tribuna Hoje



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 34
Notícias Agora
Google News