28/03/2024 15:01:59

Geral
06/09/2020 00:00:00

De janeiro a julho, mais de 500 pessoas atentaram contra a própria vida em AL


De janeiro a julho, mais de 500 pessoas atentaram contra a própria vida em AL

De janeiro a julho deste ano, 596 pessoas atentaram contra a própria vida. Os dados são do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. Esse número corresponde ao atendimento nas duas unidades. Diante desta realidade, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove a partir da próxima quarta-feira (9), uma série de atividades relacionadas ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio.

As ações serão realizadas pela equipe técnica da Supervisão de Atenção Psicossocial e irão reunir especialistas no tema, que tem mobilizado a sociedade alagoana nos últimos tempos, principalmente durante a pandemia da Covid-19. Isso porque, segundo psicólogos e psiquiatras da Sesau, nos últimos cinco meses, a maioria da população ficou em isolamento domiciliar e os transtornos mentais aumentaram consideravelmente, em razão do temor de contrair o novo coronavírus e pela perda da liberdade, que foi reduzida drasticamente.

"O Setembro Amarelo chega para nos alertar sobre a problemática do suicídio, que tem aumentado nos últimos anos, em razão do adoecimento psíquico da sociedade. Por isso, enquanto profissionais de saúde mental e gestores da saúde pública, temos que debater este problema e apontar caminhos para evitarmos a ocorrência de mais casos, principalmente neste momento de pandemia da Covid-19, onde o isolamento social intensificou o sofrimento psíquico das pessoas", salientou o supervisor de Atenção Psicossocial da Sesau, Rodrigo Gluck.

Programação - No dia 9, os integrantes do Comitê Estadual de Promoção da Saúde e Prevenção do Suicídio se reúnem na sede da Supervisão de Atenção Psicossocial, no bairro Jaraguá, em Maceió. Na oportunidade, eles irão traçar um panorama dos casos de suicídio em Alagoas e quais as estratégias para abordar o assunto que é cercado de vários tabus na sociedade.

Já no dia 11, às 16h, através do canal do Telessaúde da Sesau, no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCpWagUp8gVKFMERqSDvuIBQ/featured), será realizada a live "Sempre há uma saída, basta mudar a direção do olhar". As palestrantes serão a médica e professora Delza Gitaí, idealizadora do Centro de Valorização da Vida (CVV) e a psicóloga Zaíra Mendonça, presidente do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP/AL), com a mediação do supervisor de Atenção Psicossocial da Sesau, Rodrigo Gluck.

Ainda no dia 11, ocorre o lançamento da Campanha Setembro Amarelo para servidores do Programa Ronda no Bairro e, no dia 15, a Supervisão de Atenção Psicossocial lança uma cartilha e e-book sobre o suicídio. Às 15h do dia 18, também pelo canal do Telessaúde da Sesau, no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCpWagUp8gVKFMERqSDvuIBQ/featured), ocorre a live "Suicídio, fatores de risco e posvenção", que terá como palestrantes a psiquiatra e diretora da Sociedade Alagoana de Psiquiatria, Suzzana Bernardes, e a psicóloga do Programa Cuidados ao Luto, Jacqueline Régia, com mediação da assistente social da Sesau, Telma Cunha.

No dia 25, às 14h, no canal do Telessaúde da Sesau, no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCpWagUp8gVKFMERqSDvuIBQ/featured), será realizada a live "Redes de Atenção à Saúde e os cuidados na prevenção do suicídio. As palestrantes serão a médica e coordenadora da Rede de Urgências da Sesau, Rosana Veras; e a médica e gerente de Atenção Primária da Sesau, Alexandra Ludugero, com mediação de Rodrigo Gluck. 

E encerrando a programação do Setembro Amarelo, no dia 29 deste mês, ocorre uma Web Conferência que irá tratar dos cuidados com o comportamento de automutilação. Durante a ação irão participar técnicos da Sesau e das Secretarias de Estado da Educação (Seduc), da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e da Prevenção à Violência (Seprev).

*com Agência Alagoas 

Cada Minuto



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News