20/04/2024 05:52:16

30/07/2009 00:00:00

Especiais


Especiais

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) paralisaram as atividades nesta quarta-feira, dia 29, como forma de pressionar a direção do órgão a conceder reajuste salarial para todas as categorias profissionais. Todas as atividades foram suspensas na sede do órgão, no Pontal da Barra. Nesta quinta e sexta-feira as atividades voltam ao normal. Na próxima segunda-feira, dia 3, as atividades serão suspensas por tempo indeterminado.

A paralisação se dá como forma de reivindicar reajuste salarial da ordem de 27,6%, sendo 21% linear e 6,41% de ajuste na tabela de todas as categorias profissionais. Os manifestantes - que afirmam estar há duas datas-bases sem reajuste salarial - ainda exigem valorização dos servidores com a elaboração e implantação do Plano de Cargos e Carreiras (PCC), capacitação profissional, além de melhores condições de trabalho.

De acordo com o Sindicato dos Servidores do Detran (Sinsdal, as negociações tiveram início desde o começo do ano. Em julho, o governador Teotonio Vilela Filho teria alegado que só poderia negociar o reajuste salarial a partir de julho, alegando os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O prazo, no entanto, não teria sido cumprido pela direção do órgão – que chegou a formar uma comissão para análise do reajuste. Segundo o Sinsdal, a comissão teria chegado ao mesmo percentual reivindicado pelo sindicato.

Esse estudo foi encaminhado ao diretor do órgão, Antonio Sapucaia, e ao secretário de Gestão Pública (Segesp), Guilherme Lima, que atestou o estudo. Segundo o Sinsdal, mesmo com o reajuste, os salários do servidores comprometeriam apenas 48,5% da arrecadação do Detran, respeitando os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Os diretores afirmam, inclusive, que teriam apresentado o estudo ao governador Téo Vilela, e que a categoria não entende porque até o momento o reajuste não foi implantado.

Outro ponto defendido pelo Sinsdal diz respeito ao prazo para emissão de CNHs em Alagoas. O representante do Sinsdal voltou afirmou que o Detran/AL tem condições de emitir CNHs em até 72 horas, uma vez que possui pessoal qualificado, cabendo à atual diretoria oferecer melhores condições de trabalho. Atualmente, uma CNH demora até 120 dias para ser entregue em Alagoas, conforme denúncias relatadas na própria Ouvidoria do departamento.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News