28/03/2024 12:56:21

12/07/2007 00:00:00

Brasil


Brasil

Após cruzar com um jumento, uma égua deu à luz burros gêmeos no município de Altônia, no Paraná. O nascimento de dois animais é considerado uma raridade entre os eqüinos.


Segundo o veterinário e consultor do Globo Rural, Enrico Ortolani, o caso é raro porque normalmente a égua não consegue carregar mais de um feto por gestação. Tanto faz o filhote ser um cavalo ou um burro, a dificuldade é a mesma.

“O parto geminar em grandes animais é raro por causa do tamanho do produto. Em eqüinos, então, é mais raro ainda”, afirma o veterinário Gilbert Albano da Silva.

Para o agricultor Odair Fernandes, o nascimento foi uma boa surpresa. Foi a terceira gestação da égua, mas a única em que nasceram gêmeos.

“Surpreendeu porque nasceram dois burros. Eu, que tenho 52 anos, nunca tinha ouvido falar”, afirma Odair, que batizou os animais de Chitãozinho e Xororó. “A gente não sabia se ia criar um burro ou um cavalo. É que de manhã eu coloquei para cruzar com um jumento e, à tarde, com um cavalo. Então, nasceram os dois burrinhos”, diz.

Fonte G1



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News