29/03/2024 07:14:31

Mundo
04/09/2020 15:00:00

Famílias bolivianas improvisam covas ante lotação de cemitérios na pandemia


Famílias bolivianas improvisam covas ante lotação de cemitérios na pandemia

LA PAZ (Reuters) - Famílias desesperadas da Bolívia estão improvisando covas para enterrar seus entes queridos, depois que o preço dos túmulos nos cemitérios disparou durante a pandemia de coronavírus que assola o país.

Autoridades municipais disseram que as famílias estão criando cemitérios clandestinos ou entrando escondidas nos cemitérios da capital La Paz de manhã cedo ou tarde da noite para cavar covas irregulares para seus parentes.

"Eles querem enterrar em cima de outras covas. Por exemplo, eles abrem a cova e querem colocar o corpo a um metro de profundidade, nem mesmo dois ou três metros", disse Omar Arce, presidente de um conselho municipal, acrescentando que a polícia é obrigada a retirar os corpos mais tarde.

A Bolívia, que tem uma das maiores taxas regionais de pobreza extrema, tem tido dificuldade para se livrar do fardo da pandemia em meio às tensões políticas em ebulição antes de uma eleição geral.

Em agosto, autoridades governamentais disseram que os casos se aceleraram entre a população de 11,6 milhões de habitantes depois de protestos ligados ao adiamento da eleição para 18 de outubro por causa da disseminação do vírus.

No momento, os cemitérios de La Paz enfrentam dificuldades para acomodar um aumento de procura de novos enterros de 580%, de acordo com René Sahonero, uma autoridade do Ministério da Saúde.

Lidar com os túmulos clandestinos é um dilema que aflige as autoridades municipais, que disseram que muitas famílias não têm outras opções para dar um enterro apropriado aos seus entes queridos.

A Bolívia tem 117.926 casos confirmados de coronavírus e um número oficial de 5.200 mortos, mas críticos dizem que o governo não relata todos os óbitos.

Msn



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News