24/04/2024 22:47:49

29/07/2009 00:00:00

União dos Palmares


União dos Palmares

antonio aragão //

 

Familiares, correligionários e amigos mandam celebrar as 19,00h de hoje na Igreja Matriz de Santa Maria Madalena, no centro de União dos Palmares, oficio religioso que lembrará o primeiro ano de falecimento do ex-prefeito do município, engenheiro agrônomo José Carrilho Pedrosa, vitima de infarto fulminante, aos 55 anos de idade, às 4,30 horas do dia 29 de julho de 2008, ocorrido em sua residência.

 

Nascido no distrito de Rocha Cavalcante, mais precisamente na Fazenda Nossa Senhora de Lourdes na zona rural de União dos Palmares em 18 de abril de 1953, filho do agricultor José da Cunha Machado Pedrosa e Maria de Lourdes Carrilho Pedrosa, ‘Zé Pedrosa’ como gostava de ser chamado (o segundo mais velho de 4 irmãos), estudou inicialmente em um grupo escolar no distrito que fica a 12 quilômetros do centro de União. Em seguida, foi aluno do grupo Escolar Rocha Cavalcante já em União para onde vinha diariamente a cavalo com seu irmão mais velho Paulo Pedrosa no trajeto casa de seus pais/unidade escolar. Cursou o segundo grau no então Ginásio Santa Maria Madalena.

 

Prestou vestibular na Faculdade de Areias no estado da Paraíba de onde saiu formado engenheiro agrônomo. O único emprego durante toda sua vida foi no Grupo João Lyra (Usinas Lajinha e Guaxuma) onde começou como gerente de campo para se tornar gerente-geral, embora outras empresas sucro alcooleiras o houvessem convidado para ser superintendente, porém, nutria amizade pela empresa onde iniciou sua carreira de onde saiu somente para se candidatar a prefeito de sua terra natal.

 

Reorganizou administrativamente a prefeitura municipal, e no inicio do seu segundo mandato após a reeleição, a exemplo de milhares de prefeitos, enfrentou uma crise econômica que se abateu em todo o país. Dedicou especial afeição à comunidade pobre que formava imensas filhas em sua residência em busca de ajuda nos dias de feira, o que o tornava realizado quando percebia um ar de felicidade de um pobre, mesmo que fosse efêmero.

 

Pedrosa deixou na orfandade dois filhos – Rafael e Tiago – o primeiro estudante de veterinária e o segundo bacharel em Direito, e viúva a odontologa Rosário Pedrosa, que atualmente é secretária de saúde do governo municipal de União dos Palmares.

 

Sua vida foi um exemplo de fidelidade, amizade e solidariedade aos desventurados. Legou a posteridade, sobretudo aos seus amigos mais próximos, exemplos de austeridade e respeito à dignidade humana. Foi justo, coercitivo, mas de grandeza de espírito e decência. Por haver registrado seu nome na história da terra que amava, sua morte consternou todo o município e a região que liderava por suas atitudes e amizade aos gestores municipais da zona da mata, o que o tornou o mais operante e querido dos prefeitos dos últimos tempos na história de União dos Palmares.

 

 

 

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News