19/04/2024 10:14:56

Justiça
03/09/2020 05:00:00

PGR diz ao STJ estar 'convicta' da necessidade da prisão de Witzel e que deve oferecer nova denúncia

Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça analisará nesta quarta (2) situação do governador afastado do Rio de Janeiro. Witzel pediu ao STF que suspenda julgamento do caso pelo STJ.


PGR diz ao STJ estar 'convicta' da necessidade da prisão de Witzel e que deve oferecer nova denúncia

A Procuradoria Geral da República (PGR) enviou uma manifestação ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta terça-feira (1º) na qual afirmou que continua "convicta" da necessidade da prisão do governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. A PGR também afirmou que deve oferecer nova denúncia contra Witzel.

A PGR enviou o documento aos ministros que compõem a Corte Especial do STJ, que deve analisar nesta quarta (2) se mantém Witzel afastado do cargo. A Corte Especial é formada pelos 15 ministros mais antigos da Corte.

O afastamento de Witzel vale por 180 dias e foi determinado pelo STJ, a pedido da PGR, na Operação Tris In Idem, que investiga irregularidades e desvios em recursos da saúde do Rio de Janeiro. Witzel nega as acusações.

Quando pediu o afastamento de Witzel, a PGR também pediu a prisão do governador, o que foi negado pelo ministro Benedito Gonçalves, do STJ.

O que diz a PGR

Segundo a Procuradoria, Witzel estruturou uma organização criminosa desde que assumiu o governo do estado do Rio. A PGR afirma que os fatos na?o so? sa?o atuais como esta?o ocorrendo e revelando "especial gravidade e reprovabilidade".

"Embora o Ministe?rio Pu?blico Federal continue convicto da necessidade da prisa?o preventiva de Wilson Witzel, na?o deixa de compreender que o e. ministro Benedito Gonc?alves, em serena e detida reflexa?o, em decisa?o bem fundamentada, optou de maneira legi?tima por conferir ao governador uma u?ltima oportunidade", escreveu a PGR.

A PGR afirma que deve apresentar nos próximos de denúncia de organização criminosa contra Witzel.

"Dada a complexidade dos fatos e da investigac?a?o, novas ac?o?es penais sera?o deflagradas, adiantando-se que ja? nos pro?ximos dias sera? oferecida denu?ncia pela pra?tica do crime de constituic?a?o e pertencimento a organizac?a?o criminosa, previsto na Lei no 12.850/2013", informou o órgão.

Ao ser afastado na sexta-feira, Witzel, a esposa dele, Helena, e mais sete pessoas foram denunciadas por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

A Procuradoria afirma que eles receberam R$ 554 mil em propina de um suposto esquema de desvio de recursos da verba para enfrentamento da pandemia.

G1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 30
Notícias Agora
Google News