28/03/2024 17:36:13

Especial
01/09/2020 11:00:00

Médico do Samu Alagoas salta no mar e salva vítima de afogamento


Médico do Samu Alagoas salta no mar e salva vítima de afogamento
Texto de João Victor Barroso

“A ocorrência da vida!”. Foi dessa forma que Claubiano Moura, médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas definiu o salvamento de duas vítimas de afogamento realizado pela equipe aeromédica na Barra de São Miguel, litoral Sul do Estado. Para a ocorrência desse domingo (30) foram liberados o helicóptero Falcão 03 e a Unidade de Suporte Básico (USB) de Marechal Deodoro.

A equipe do serviço aeromédico estava fazendo o voo de busca e salvamento para a prevenção de afogamentos quando foi acionada para o resgate aquático de uma vítima de afogamento na Barra de São Miguel. Essa é uma atividade de rotina, realizada durante feriados e finais de semana, no trecho litorâneo que compreende do município da Barra de Santo Antônio, passando pelas praias da capital alagoana, até a Barra de São Miguel.

De acordo com Claubiano Moura, a primeira vítima foi encontrada no mar e resgatada pelo tripulante operacional Marcelo Souza, sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), que também integra a equipe aeromédica. Souza saltou com os equipamentos necessários para fazer o resgate da vítima.

“Quando estávamos nos encaminhando para o pouso na praia e para fazer o atendimento da vítima do sexo feminino, populares começaram a acenar, indicando que outro banhista ainda estaria no mar. Voltamos e avistamos um rapaz aparentando estar muito cansado e prestes a afundar da água”, relatou o médico.

Foi nesse momento que, mesmo sem nenhum equipamento, mas com toda a experiência que o socorrista tinha por ter feito parte do Corpo de Bombeiros durante nove anos, o médico do Samu saltou da aeronave e fez o salvamento da segunda vítima.

“Olhei para a vítima, percebi que ele não iria aguentar por muito tempo e, em questão de segundos, tomei a decisão de pular. Eu não podia decepcionar aquele paciente, a minha equipe e os meus valores. Passou tudo isso pela minha cabeça. Foi acreditar em Deus e nos meus companheiros de equipe”, contou o médico.

Com as duas vítimas retiradas do mar, os profissionais do Samu fizeram o primeiro atendimento no local. A jovem de 20 anos apresentava um grau de afogamento nível 1 e o rapaz, de 22 anos, estava com um grau de afogamento nível 3.

Os pacientes estavam estáveis e o jovem precisou de mais atenção. Pelo grau do afogamento, ele teve que ser aquecido, colocado na posição lateral de segurança, foi feito um acesso venoso e ele recebeu a oferta de oxigênio por máscara.

As vítimas foram levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da praia do Francês, no município de Marechal Deodoro, uma por uma ambulância do Corpo de Bombeiros e outra pela USB do Samu da Base Descentralizada de Marechal Deodoro. 

Agência Alagoas



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News