23/04/2024 10:59:27

28/07/2009 00:00:00

Municipios


Municipios

com agêncialagoas // luciana mendonça

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciou, nesta terça-feira (28), no município de Marechal Deodoro, uma supervisão integrada que envolve técnicos da Atenção Básica e da Vigilância em Saúde da Sesau e da secretaria de Saúde daquele município. A iniciativa visa prestar assessoria técnica aos municípios com o objetivo de melhorar os indicadores de saúde em Alagoas, principalmente da mortalidade materna e infantil.

Durante a reunião foram apresentados os indicadores sobre a taxa de mortalidade materna e infantil, cobertura vacinal, percentual de cobertura de consultas na atenção básica e nos Sistemas de Informação sobre Mortalidade (SIM) e Nascidos Vivos (Sinasc), entre outros.

“O objetivo dessa reunião é fazer um diagnóstico da situação do município, inclusive da estrutura física e de recursos humanos”, disse a superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, ressaltando a importância do trabalho desenvolvido pelo Programa Saúde da Família (PSF) para melhorar os indicadores e também as estratégias que estão sendo desenvolvidas para redução da mortalidade materna e infantil.

“A meta do governo do Estado é a redução de, no mínimo, 10% ao ano no que diz respeito à mortalidade materna e infantil; para isso, a Sesau vem promovendo ações nos municípios para fortalecer a Atenção Básica e a Vigilância em Saúde”, afirmou Sandra Canuto.

“A reunião foi positiva, porque tivemos a oportunidade de apresentar o que foi pactuado durante o primeiro semestre deste ano. A cooperação técnica da Sesau é fundamental para discutirmos estratégias para melhorar os indicadores do município”, disse o secretário-adjunto de Saúde de Marechal Deodoro, Sival Clemente.

Os municípios prioritários escolhidos pelo Ministério da Saúde para redução da mortalidade infantil são Maceió, Marechal Deodoro, Arapiraca, São Luiz do Quintude, Atalaia, Rio Largo, Penedo, Coruripe, União dos Palmares, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema e Teotônio Vilela.

Participaram da ação os técnicos das áreas de Vigilância Epidemiológica, Saúde do Trabalhador, Promoção da Saúde, Atenção Básica, Lacen e Vigilância Ambiental.

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News