29/03/2024 06:54:28

28/07/2009 00:00:00

Municípios


Municípios

“Depois de muitos anos de vida, finalmente vou realizar o sonho de ter a minha casa própria”. Essa foi a frase dita pela dona-de-casa Maria Santana de Souza, bastante emocionada, no momento em que a prefeita de Anadia, Sânia Tereza, anunciou a primeira etapa da construção de moradias populares no município.

A prefeitura de Anadia em parceria com o governo federal, através da Caixa Econômica Federal (CEF), irá construir 17 casas populares na comunidade Baixa da Pedra. As obras do conjunto habitacional, que já recebeu o nome de Santo Antônio de Pádua, serão executadas com recursos na ordem de R$ 280 mil. O terreno, doado pela prefeitura, fica localizado num local privilegiado, com vista para um belo vale, onde se pode avistar todo o centro urbano de Anadia.

O local, durante dez anos, deu lugar a moradias de taipa que proporcionavam condições sub humanas aos moradores. As novas moradias serão entregues às famílias que viviam nessas casas de taipa, que já foram demolidas e seus ocupantes transferidos, há cerca de 60 dias, para casas alugadas e pagas pela pefeitura.

Segundo a prefeita Sânia, a realidade do local até o ano passado era lastimável. “As casas de taipas eram divididas por corredores estreitos e, por não terem um sistema de esgoto, eram tomados pelas águas que escorriam das lavanderias, de onde as donas de casa lavavam os pratos. Porcos, galinhas e cachorros disputavam os restos de comida, em meio a crianças subnutridas”, disse a prefeita.

Sânia disse ainda que certa vez visitou o local e conheceu uma garota de nome Adriana, que tinha apenas 17 anos de idade e carregava no colo um filho de um ano e meio. Sânia entrou na casa da garota, que não tinha janela e estava coberta de fumaça, que vinha do fogão a lenha. A divisão dos cômodos da casa era feita com lençóis pendurados em cordões.

“Aquilo me deixou muito triste, pois estamos no século 21 e isso é algo que não pode mais acontecer. Fiz um compromisso comigo mesma, para que quando fosse eleita iria dar casas dignas para aquelas pessoas”, lamentou a prefeita.

Os projetos de engenharia e arquitetura do novo conjunto residencial, segundo a prefeita Sânia, já estão prontos e indicam que cada unidade habitacional terá sala de estar, dois quartos, banheiro, cozinha, varanda e área de serviço, totalizando uma área de 37,2 metros quadrados de área coberta. De acordo com a prefeita, o conjunto residencial será totalmente murado, numa espécie de condomínio fechado. As casas também terão quintais independentes e murados, com cerca de 3 metros de recuo.

Na parte interna do residencial, ainda será construída uma área de convivência, dotada de uma pequena praça, casinha de televisão e bancos para a comunidade, além de uma capelinha com a imagem do santo Antônio de Pádua, cujo nome dará lugar ao empreendimento.

Fonte: Assessoria

Galeria




Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News