25/04/2024 22:07:12

Política
29/08/2020 14:00:00

Guedes dá razão a Bolsonaro sobre abono e minimiza atrito


Guedes dá razão a Bolsonaro sobre abono e minimiza atrito

O ministro da Economia, Paulo Guedes, avaliou nesta sexta-feira que a reação contrária de Jair Bolsonaro à proposta de fim do abono salarial é natural e deriva de instinto político, acrescentando também que o presidente teve razão ao avaliar que isso representaria tirar dos pobres para dar aos mais pobres.

Em conferência promovida pelo Instituto Aço Brasil, o ministro também buscou contemporizar divergências com colegas na Esplanada, afirmando que elas ganham dimensão de crise por má interpretação. Guedes classificou como natural a existência de choques entre os ministros que querem gastar mais e os que defendem a austeridade.

"Quem arbitra é o presidente, quem tem voto e quem decide é o presidente, e o presidente tem decidido sempre na direção da responsabilidade fiscal. Ele tem reafirmado isso sucessivamente", disse.

Numa fala que mexeu com os mercados na semana passada, Bolsonaro afirmou que a proposta do Ministério da Economia para o Renda Brasil estava suspensa e que ele não podia "tirar de pobres para dar para paupérrimos", em referência à canalização dos recursos do abono para o Bolsa Família repaginado.

A extinção do abono representava a espinha dorsal da focalização nos mais pobres pretendida por Guedes no Renda Brasil, já que o direcionamento de recursos para o Bolsa Família com o fim de outros programas teria um impacto muito menor. [nL1N2FS1IH]

Nesta sexta-feira, Guedes afirmou que o presidente reagiu naturalmente e com instinto político.

"O salário de 75% dos brasileiros que estão na CLT é abaixo de 1,5 salário mínimo, então realmente (acabar com abono) é tirar da base de trabalhadores brasileiros e passar pro que está desempregado, que está pior ainda, mas essa era uma das possibilidades que estavam sendo examinadas", acrescentou.

O ministro brincou ter tomado "uma dessa" após a crítica pública do presidente.

"Falei com ele, pô presidente, isso aí é carrinho e uma entrada perigosa, ainda bem que foi fora da área senão era pênalti", disse.

Segundo ele, o Ministério da Economia levou "uma porção de outras propostas" para o Renda Brasil e essa discussão segue em curso, devendo entrar em reta final nos próximos dias.

"A questão é se aterrissamos do auxílio emergencial para um auxílio emergencial um pouco mais baixo até final do ano, ou se já aterrissamos no Renda Brasil, que é uma construção mais robusta, mas que exige alguns ajustes, porque nós temos que fazer tudo dentro do teto, com responsabilidade fiscal e transparência", afirmou ele.

Guedes sinalizou que a solução para o impasse passaria pela desvinculação de recursos que estão hoje carimbados e mal alocados, numa provável referência à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo, que está sendo relatada pelo senador Márcio Bittar (MDB-AC).

Atividade

O ministro voltou a avaliar que o país irá surpreender o mundo com sua recuperação econômica e citou o papel importante de dois vetores nesse processo: a aceleração do crédito, em resposta a programas do governo que enfim chegaram à ponta, e a garantia do consumo da baixa renda, seja pela renovação do auxílio emergencial, seja pela instituição do novo Renda Brasil.

Guedes reafirmou que a retomada está ocorrendo em formato de V, em referência a uma volta rápida após queda abrupta, e fez uma série de previsões otimistas. Na visão do ministro, o setor da construção civil, por exemplo, passará por um boom que deve durar de cinco a dez anos.

Ele elogiou a atuação do Congresso durante a crise e afirmou esperar a apreciação de mais regras que modernizem marcos regulatórios para setores como de gás e energia elétrica.

O ministro também repetiu que três ou quatro grandes privatizações ou "tangibilização de ativos" serão anunciadas, embora não tenha dado prazo para tanto.

"Temos conversado sobre o caso de PPSA e temos apoio do Senado pra avançar com isso. Eletrobras, PPSA, estamos olhando para Correios, hoje estamos falando de Docas também", afirmou.

Sobre a regra do teto de gastos, Guedes avaliou que ela funciona como uma promessa de seriedade e que vai existir enquanto for necessária.

"Não estou vendo tão cedo essa dispensa", afirmou.

Terra



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News