28/03/2024 10:25:22

Polícia
24/08/2020 00:00:00

PM celebra Dia do Soldado com promoção de mais de 380 praças da Corporação

Solenidade na APMSAM também foi marcada por homenagem aos policiais militares mortos em decorrência da Covid-19


PM celebra Dia do Soldado com promoção de mais de 380 praças da Corporação

A Polícia Militar do Estado de Alagoas realizou, na manhã desta segunda-feira (24), a solenidade comemorativa ao Dia do Soldado, data que é celebrada anualmente no dia 25 de agosto e homenageia o dia de nascimento de Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro. A solene formatura aconteceu na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), no bairro do Trapiche da Barra, parte baixa de Maceió, e foi transmitida pelo perfil oficial da PM no Instagram.

Durante o evento, que contou com a presença do comandante-geral e do subcomandante-geral da Corporação, coronéis Marcos Sampaio e Wilson da Silva, respectivamente, os participantes entoaram, ao som da Banda de Música da PM, a Canção do Soldado, que reforça a devoção pelo dever do policial militar, o amor pela pátria e a defesa da população, mesmo com o risco da própria vida.

24 08 2020 diadosoldado1

 

Minuto de silêncio

Mantendo os cuidados de prevenção ao novo coronavírus, como o uso de máscaras pelos participantes, na cerimônia, a PM também fez um minuto de silêncio em homenagem aos policiais militares que morreram em decorrência da Covid-19.

24 08 2020 diadosoldado2

Além do número de morte de inativos, a Corporação registrou cinco óbitos entre os agentes da ativa (subtenente Erivaldo – Bope, e os sargentos Salvador – 3ª CPM/IJ. Cícero – 8º BPMMoura – RPMon e Jurandir – 2ª CPM/I). O tributo também foi feito com a execução do toque fúnebre e a continência pela tropa formada.

 

Promoções

Seguindo a legislação em vigor e o quantitativo de vagas, na solenidade - como em todos os anos, a Polícia Militar também realizou a promoção de 386 praças que conquistam uma nova graduação, assumindo novas responsabilidades dentro da instituição. “Gratificante demais. Eu e meus familiares estamos muito felizes por essa oportunidade de subir mais um degrau com profissionalismo e reconhecimento”, afirmou o agora 2º sargento Marcos Xavier, do 1º BPM.

24 08 2020 diadosoldado3

“É o reconhecimento do fruto do nosso trabalho, de nossa dedicação na Corporação, pois muitas vezes deixamos nossa família para cumprir o nosso dever perante a sociedade. A emoção é única, fora de série. A palavra hoje é gratidão”, disse emocionada a subtenente Liliane Rodrigues, que é da Companhia de Comando e Serviços (CCSv) e está à disposição do gabinete do Comando-geral.

Os dois se uniram ao 1º sargento Lourival Romeiro e a 3º sargento Meijores Tenório para representar todas as praças promovidas. A participação presencial de militares que subiram na carreira foi reduzida por causa da pandemia. Ainda entre os cuidados para conter o avanço do novo coronavírus, os militares promovidos foram cumprimentados pelas autoridades apenas através da continência. Confira lista completa dos promovidos aqui.

"Temos vivido momentos de alegria desde a última sexta-feira (21) com a conclusão do nosso Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) e também com as promoções de praças da Polícia Militar - que recebem o devido reconhecimento por parte da instituição e da sociedade”, falou o subcomandante-geral, coronel Wilson.

O comandante-geral, coronel Sampaio, lembrou  o exemplo do patrono Duque de Caxias que dedicou sua vida ao militarismo e, de forma justa, foi escolhido como ícone e cuja data de nascimento marca a escolha do Dia do Soldado. "Parabéns a todos, da menor graduação à mais alta patente. A tradição da formatura pelo Dia do Soldado foi mantida, porém com as devidas ressalvas. Aos nossos homens e mulheres: sintam-se homenageados pelo Comando-Geral. É com muita alegria que comemoramos esta data e também efetivamos essas promoções", enalteceu o oficial superior.

24 08 2020 diadosoldado5

Atualmente, 7.523 homens e mulheres integram o efetivo ativo da Polícia Militar, outros 6.260 são militares reformados ou da Reserva Remunerada.

Também participaram da solenidade desta segunda, o chefe do Estado-Maior Geral, coronel Gerônimo do Nascimento; o diretor de Apoio Logístico, coronel Moisés do Nascimento; o coronel R/R José Cláudio; e os comandantes da APMSAM, tenente-coronel Carlos Azevedo, e do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), tenente-coronel Marlon Araújo; além de oficiais e praças.

Ascom PM-Al

Agência Alagoas



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News