19/04/2024 08:25:31

Municípios
24/08/2020 19:00:00

Pré-candidato a prefeito Flávio Catão denuncia prefeito de São José da Laje no MPF

Catão acusa o prefeito de ignorar solicitações de informação por meio da LAI Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)Clique para compartilhar no Pocket(abre em nova janela)Clique par


Pré-candidato a prefeito Flávio Catão denuncia prefeito de São José da Laje no MPF

O presidente do Podemos e pré-candidato a prefeito de São José da Laje, Flávio Catão, denunciou ao Ministério Público Federal, quinta-feira, 21, o prefeito do município, Rodrigo Valença, por descumprimento à Lei de Acesso à Informação (LAI). Flávio fez oficialmente uma solicitação à prefeitura municipal no dia 15 de julho passado e até agora não recebeu as informações pedidas e nenhuma justificativa para que elas não lhe sejam repassadas. “Por essa lei, o município tem vinte dias para me responder”, reforça Flávio, lembrando que já se passaram mais de 30 dias.

A solicitação de Flávio é para ter acesso à relação do quadro de servidores efetivos, comissionados e contratados, valor da folha, empréstimos consignados e outros documentos de interesse público. “Não se pode tratar a coisa pública como uma coisa privada, mas parece que na minha cidade, nesses últimos anos, gestores vêm confundido muito o público com o privado e até as informações que a lei garante a qualquer cidadão, são guardadas a sete chaves”, critica o presidente do Podemos. “Cadê a transparência que é bradada no discurso e escondida na prática? ”, questiona.

A Lei de Acesso à Informação, número12.527, sancionada em 18 de novembro de 2011, regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas e é aplicável aos três poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Servidores públicos que não prestarem as informações solicitadas e não apresentarem justificativa legal para isso, poderão sofrer sanções administrativas e até ser processados por improbidade.

éassim



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 29
Notícias Agora
Google News