26/04/2024 22:38:07

28/07/2009 00:00:00

Especiais


Especiais

com G1

Um novo roteiro de turismo reúne um recorte importante da história do Brasil e promete encantar pelo artesanato e pelas belezas naturais das regiões visitadas. É assim o recém-lançado "Roteiro Integrado da Civilização do Açúcar", uma opção que reúne os estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba.

"Esse é um projeto trabalhado desde 2005 que procura ampliar a gama de produtos oferecidos ao turista que visita o Nordeste. O objetivo é oferecer atividades diferentes do que o turismo de sol e praia, que é comum na região. Os pontos turísticos escolhidos interiorizam o passeio do visitante nos estados e busca resgatar os engenhos e a história da civilização do açúcar", disse ao G1 Rosiane Rockenbach, coordenadora geral de segmentação do Ministério do Turismo.

Para Isaac Batista, diretor da Mais Brasil Turismo, na Paraíba, e membro do Comitê Gestor do Roteiro, o grande atrativo da rota é o resgate histórico do processo produtivo do açúcar no Brasil. "O turista vai conhecer todas as etapas desse processo que foi tão importante para a economia brasileira, desde o plantio da cana-de-açúcar, passando pelos engenhos, até chegar nas modernas usinas de produção de açúcar e álcool", afirma. Os roteiros podem, segundo ele, ser iniciados em qualquer ponto do percurso.

O projeto completo, que será finalizado só em 2010, prevê visitas a 21 cidades nos três estados. A surpresa é com relação ao tempo necessário para realizar o percurso de mais de 800 quilômetros. É preciso dispor, em média, de 15 dias para passar por todos os pontos previstos. Mas quem está interessado em começar o passeio já pode optar por percursos de um dia.

                  

 

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News