19/04/2024 21:42:53

Justiça
22/08/2020 17:00:00

Ex-secretário de Igreja Nova é condenado por improbidade administrativa


Ex-secretário de Igreja Nova é condenado por improbidade administrativa

A vara única da Comarca de Igreja Nova condenou o ex-secretário de infraestrutura do município, Antônio Carlos Tolentino Dill, por improbidade administrativa. De acordo com a sentença, ele e o ex-prefeito José Augusto Souza Santos, já falecido, teriam autorizado o uso de uma máquina niveladora pertencente à Prefeitura para execução de obras em áreas particulares.

A decisão, publicada no Diário de Justiça Eletrônico desta sexta-feira (21), é do juiz Anderson Passos, substituto da Comarca. A sentença condena o ex-secretário a ressarcir integralmente o Município pelo dano e proíbe de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais, direta ou indiretamente, pelo prazo de cinco anos.

Foram ainda condenados à mesma pena os réus Ilza Rocha Raposo, José Herculano da Rocha e José Moreira Filho, proprietários dos terrenos onde a máquina foi utilizada. A família do ex-prefeito José Augusto Souza também deve reembolsar os cofres públicos.

Segundo a denúncia do Ministério Público, foi verificado que, em janeiro de 2013, o ex-prefeito e o ex-secretário teriam autorizado para fins particulares o uso da máquina de terraplanagem do município. Os réus Ilza Rocha Raposo, José Herculano da Rocha e José Moreira Filho além de supostamente terem utilizado a máquina para serviços em suas propriedades, também teriam usado mão de obra de funcionários da prefeitura.

A defesa dos réus afirmou que a máquina teria sido utilizada apenas nos finais de semana e sem custo operacional para a Prefeitura e o que teria ocorrido seria uma contraprestação de serviços tendo em vista a doação dos terrenos ao ente público.

De acordo com o juiz Anderson Passos, a justificativa de contraprestação de serviços não se sustenta, já que, de acordo com a legislação, a aquisição das faixas de terra poderia resultar em doação obrigatória ao Município sem que houvesse condições ou contraprestações exigidas ao ente público.

"Desta feita, tenho que a conduta dos réus se reveste de natureza ímproba, visto que a utilização da máquina motoniveladora, cedida pelos agentes públicos, para o atendimento de interesses pessoais implicou o auferimento de vantagem ilícita, acarretando o emprego indevido de verbas públicas em prejuízo ao erário (desgaste do bem público) e tempo de trabalho de servidor público remunerado pelo erário", ressaltou o magistrado.

Para o juiz, "ainda que a lesão ao Município de Igreja Nova seja inestimável/inexpressiva, tal circunstância não pode ser invocada como pretexto para isentar os agentes públicos e os particulares que, aproveitando-se, os primeiros, das facilidades inerentes aos seus cargos, contribuíram para que os demais réus usufruíssem do patrimônio público". 

Aqui Acontece



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 32
Notícias Agora
Google News