19/09/2020 11:34:22

Educação
19/08/2020 19:00:00

Seis pesquisadores brasileiros são selecionados para estudar nos EUA


Seis pesquisadores brasileiros são selecionados para estudar nos EUA

Seis pesquisadores de ciências biológicas e medicina foram selecionados para o Programa Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Yale de Doutorado em Ciências Biomédicas. O resultado foi divulgado no Edital nº20/2019. O início dos estudos dos selecionados na universidade estadunidense está previsto para agosto de 2021.

Entre os escolhidos para a experiência em Yale está Valter Monteiro, mestrando pelo Programa de Pós-Graduação (PPG) em Imunologia Básica e Aplicada da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), sua pesquisa consiste em uma análise de como os micro-organismos reagem às células de defesa, desencadeando o processo de doença.

Gustavo Santana, que é mestrando pelo PPG em Ciências Biológicas: Bioquímica, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), também é um dos selecionados para estudar na universidade estadunidense. Ele irá fazer doutorado em ciências biológicas e biomédicas, com ênfase em neurociências.

“Vou estudar a comunicação e a interação entre mães e filhotes em camundongos. Ao meu ver, essa é a mais importante interação para a vida de qualquer indivíduo, sendo essencial para a sobrevivência do filhote/criança e também para estabelecer um vínculo afetivo com a mãe. Esse vínculo afetivo é a base para formação das nossas relações sociais na vida adulta. A minha pesquisaenvolve desvendar como o cérebro codifica essa relação de carinho e amor entre mães e filhos, e também entender os significados por trás das vocalizações que os animais emitem.” relata.

Sobre o Capes-Yale

 

Em parceria com a Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e com a concessão de bolsas de doutorado pleno no Programa Combinado de Ciências Biológicas e Biomédicas (Programa BBS), o programa prepara os estudantes para se destacarem em pesquisas nas áreas de ciências biológicas e biomédicas.

Além de aumentar o nível de colaboração e entre pesquisadores os pesquisadores nacionais e os que atuam no exterior, dá mais visibilidade à produção científica, tecnológica e cultural do país.

Adiamento das atividades


Em função da pandemia do novo coronavírus, e a alta do dólar, a CAPES adiou todas as mobilidades internacionais que estavam previstas para este ano, e serão retomadas em 2021.

A medida não quer dizer que o programa ou qualquer iniciativa será cancelado, mas apenas o seu adiamento ou a readequação dos programas, de acordo com a nova realidade imposta no mundo inteiro.

Correio Braziliense



Enquete
Abaixo elencamos 7 chapas que devem concorrer as eleições municipais em União dos Palmares. Qual delas você prefere?
Total de votos: 2122
Google News