28/03/2024 19:55:10

Educação
13/08/2020 08:00:00

As 6 melhores universidades do mundo


As 6 melhores universidades do mundo

Reunindo os primeiros cinco colocados dos rankings da QS e do Times Higher Education, chegamos a uma lista das 6 universidades mais prestigiosas do mundo. Elas são americanas e britânicas e, juntas, guardam séculos da história do conhecimento e geraram muitos dos reconhecidos pelo Prêmio Nobel. 

Fazer um curso em uma dessas universidades é se unir a um grupo super seleto. E, acredite, várias delas têm programas de bolsa de estudos que podem ajudar você a realizar esse objetivo.

Universidade de Cambridge

Segunda universidade mais antiga em língua inglesa, foi criada por dissidentes da Universidade de Oxford. Tem 22 mil alunos, dos quais um quarto são estrangeiros. Considerada a terceira melhor do mundo pelo Times Higher Education e a sétima no ranking da QS, Cambridge já abrigou 92 ganhadores do Nobel e nomes conhecidos por todos, como Isaac Newton (pai da física clássica), Charles Darwin (criador da teoria da evolução) e Alan Turing (matemático que inspirou o filme O Jogo da Imitação). 

Universidade Harvard

A mais antiga universidades dos Estados Unidos recebeu o nome de um de seus primeiros benfeitores. Tem 22 mil alunos (cerca de 25% estrangeiros), entre graduação e pós, e seus egressos já receberam 157 prêmios Nobel. De lá também saíram 8 presidentes americanos, entre eles Barack Obama, e o criador do Facebook, Mark Zuckerberg. O campus fica em Boston, perto de outras instituições conhecidas, como o MIT, a Universidade de Boston e a Universidade Tufts.

Universidade Stanford

Ao lado do Vale do Silício, na Califórnia, é conhecida como a universidade dos empreendedores. Saíram de lá os fundadores de empresas como HP, Google e Nike. Tem 17 mil alunos, e a maior parte dos 4,2 mil estrangeiros está concentrada na pós-graduação. Professores e ex-alunos já ganharam 21 prêmios Nobel – e 19 deles ainda dão aulas!

Universidade de Oxford

A universidade mais antiga em língua inglesa foi fundada em 1090 e gosta de dizer que é mais antiga que o Império Asteca e Gêngis Khan. Tem 24 mil alunos e, boa notícia: 43% deles são estrangeiros. Na pós-graduação, os gringos já são maioria: 64%. Entre figuras ilustres de Oxford estão Lewis Carroll, autor de Alice no País das Maravilhas, e J.R.R. Tolkien, de O Senhor dos Anéis. A vibe medieval da universidade também inspirou a escola de Harry Potter. 

Massachusetts Institute of Technology 

Vizinho de Cambridge, o MIT vem focando seu ensino em inovação tecnológica desde 1930. Já passaram por lá 85 ganhadores do Nobel, entre eles Richard Feynman, conhecido como pai da física quântica. Na universidade também surgiram os primeiros jogos de videogame e várias tecnologias de segurança nacional. São pouco mais de 11 mil alunos e há programas de bolsa para quem não pode custear os US$ 60 mil da anuidade.

California Institute of Technology 

Talvez a maneira mais fácil de apresentar a Caltech seja a série The Big Bang Theory. É lá que o geniozinho Sheldon Cooper estuda. Especializada em Ciências Naturais e Engenharia, a universidade é conhecida pelo Laboratório de Propulsão de Foguetes da Nasa. Tem 2,2 mil estudantes e seus ex-alunos e professores já ganharam 38 prêmios Nobel.

MSN



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News