25/04/2024 03:18:38

Municípios
10/08/2020 01:00:00

Presidente da AMA afirma que municípios estão cumprindo Lei da Transparência


Presidente da AMA afirma que municípios estão cumprindo Lei da Transparência

Presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Pauline Pereira, afirmou que a maioria dos municípios está cumprindo o que determina a Lei da Transparência sobre as contratações ou aquisições realizadas para o enfrentamento da pandemia. Cada município alagoano construiu um portal da transparência que dá acesso ao detalhamento das despesas com bens e serviços.

Segundo a presidente da AMA, os dados de uma pesquisa do Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas (Focco/AL), são referentes a período do final do mês de maio e começo de junho, quando as equipes de controladoria, além do trabalho home office tiveram 2 bimestres de prestação de contas do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL), além da prestação final de 2019, e hoje a realidade é outra.

A pesquisa mostra que 80 municípios alagoanos (78% do total) ainda não cumprem a transparência com base nos critérios estabelecidos, 21 municípios (21%) foram avaliados com informações parciais e apenas um município (1%) foi considerado regular.

 

Essa questão dos critérios foi debatida durante webinar entre os órgãos que compõem o Focco e prefeitos, secretários ,controladores e procuradores sobre o cumprimento da Lei 13.979/2020. A presidente da AMA solicitou que os órgãos adotem uma metodologia única tanto de prestação de contas , como de atualização de dados nos portais da transparência, especificamente com relação ao COVID.

A AMA vem acompanhando desde abril a inclusão das informações nos portais e dialogando e sendo interlocutora entre os municípios e os órgãos para garantir transparência nas gestões.

“O nosso Estado é modelo em transparência. Nós disponibilizamos diariamente relatórios para orientação dos municípios com base na legislação do Ministério Público de Alagoas (MP) e o Ministério Público de Contas (MPC/AL) para melhoria nos dados fornecidos. Quando a divulgação é feita de forma conjunta, o gestor consegue ter uma adaptação mais prática nas metodologias consideradas na avaliação da transparência pública”, disse Pauline Pereira ao reforçar que os gestores estão empenhados para adequar o conteúdo de forma clara a partir da metodologia exigida.

Ascom AMA

Al1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News