24/04/2024 21:35:43

11/07/2007 00:00:00

Economia


Economia

A Receita Federal divulgou nesta quarta-feira um aumento médio de 30% na alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre o preço do cigarro. Com isso, os preços do produto já poderão ser alterados a partir de hoje.

A nova regra eleva a carga do IPI incidente sobre os cigarros para cerca de 65%. Entretanto, a carga tributária total sobre o produto está ao redor de 200%. Ou seja: cerca de dois terços do preço do cigarro representam somente impostos.

Varejo

Os novos preços terão de ser divulgados pelos fabricantes ao consumidor mediante tabela informativa que deverá ser entregue aos varejistas. Os preços ao consumidor deverão ser obrigatoriamente iguais aos divulgados nas tabelas.

Os fabricantes deverão encaminhar até 31 de julho a relação de marcas comercializadas e preços de venda no varejo em vigor a partir de hoje, além da relação de distribuidores atacadistas e gráficas responsáveis pela impressão das embalagens.

A Philip Morris, dona da marca Marlboro, informou que os seus preços já foram alterados em maio, logo após o primeiro anúncio sobre o aumento (que só entrou em vigor agora). Os reajuste variaram de acordo com a marca e o estado.

Segundo dados do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), da FGV, em junho, o preço do cigarro teve alta de 0,8%.

Fonte: G1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News