28/03/2024 18:06:25

Justiça
08/08/2020 01:00:00

TJ e Cesmac planejam aplicativo para auxiliar vítimas de violência doméstica


TJ e Cesmac planejam aplicativo para auxiliar vítimas de violência doméstica

Diego Silveira

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e a Faculdade Cesmac do Agreste discutiram, nesta quinta-feira (6), a criação de um aplicativo para auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica. A ferramenta deve trazer informações, contatos de órgãos de apoio e ter espaço para denúncias. A intenção é lançar o app no mês de outubro.

"Gostei muito da ideia. Da minha parte a parceria com o Cesmac já está feita. Agora é colocar o negócio pra andar", disse o presidente do TJAL, Tutmés Airan.

 

O aplicativo para celular será desenvolvido por estudantes do Cesmac. A ideia partiu da coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da instituição, Valkíria Malta, que também é servidora do TJAL. "Esse aplicativo vai ter um alcance educativo e preventivo. Vai mostrar os tipos de violência e instruir as pessoas sobre o que fazer", explicou. 

Para o juiz José Miranda, auxiliar do Juizado da Mulher de Maceió, será mais uma ferramenta no combate a esse tipo de crime no estado. "Você não resolve com uma coisa só. São vários elementos e esse será mais um importante instrumento".

A juíza Marcella Pontes, que integra a Coordenadoria da Mulher do TJAL, destacou a necessidade de o app ser de fácil utilização e eficiente. "É importante que ele tenha ligação direta com a polícia, no caso das denúncias", pontuou.

O aplicativo deve seguir o modelo do "Violência Zero", voltado para combater os casos de agressão contra crianças e adolescentes. A ferramenta, disponível no sistema Android, foi lançada pelo Cesmac e pela Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev) em julho deste ano.

Uma comissão designada pelo presidente do TJAL dará continuidade às tratativas para o desenvolvimento do aplicativo. Também participaram da reunião, nesta quinta, os juízes Orlando Rocha Filho, Alexandre Machado e Eliana Machado, a major Danielli Assunção, da Patrulha Maria da Penha, além de servidores do TJAL e do Cesmac.

Al1



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News