16/04/2024 06:55:28

Política
07/08/2020 23:59:00

Relator de ação contra recondução de Alcolumbre, Celso de Mello já autorizou reeleição na presidência do Senado


Relator de ação contra recondução de Alcolumbre, Celso de Mello já autorizou reeleição na presidência do Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), comemorou a definição do ministro Celso de Mello como relator na ação protocolada pelo PTB no Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir sua reeleição à presidência do Senado. O DEM articulava uma estratégia para que Alcolumbre e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pudessem ser reconduzidos aos cargos dentro da mesma legislatura. A avaliação no DEM, porém, é que o PTB pode ter dado o gatilho que faltava para obter uma decisão favorável aos dois presidentes.

Conselho de Ética: Advocacia do Senado se manifesta pelo arquivamento de representação contra Flávio BolsonaroA definição de Celso de Mello para a relatoria se deu por prevenção, já que foi ele quem analisou, em 2016, a ação que liberou a candidatura de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência da Câmara dentro da mesma legislatura. Na época, Celso entendeu que Maia poderia tentar novamente a principal cadeira da Câmara uma vez que ele havia exercido um mandato tampão (por sete meses) para substituir o então deputado Eduardo Cunha (MDB-RJ), que renunciou à presidência da Casa e depois acabou cassado e preso.Celso de Mello também foi quem permitiu pela primeira vez a reeleição de um presidente do Senado. Em 1999 Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA) conseguiu respaldo da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para buscar um novo mandato, tendo por base um parecer da advocacia do Senado. O caso acabou judicializado. E foi Celso o responsável por consolidar a permanência de ACM na presidência da Casa até 2001.

A aliados, Alcolumbre demonstrou surpresa com a ação impetrada pelo PTB. Ele acredita ter nas mãos o gatilho que precisa para que sua candidatura seja liberada. Espera também que, pelo histórico de Celso de Mello, o resultado lhe seja favorável. Alcolumbre ainda avalia que o ministro possa ajudar a regularizar a reeleição dentro da mesma legislatura. Se isso acontecer, Alcolumbre terá o aval para disputar novamente. Celso de Mello fica no Supremo até novembro, quando completa 75 anos e se aposenta.Na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), o PTB, de Roberto Jefferson, argumenta que a Constituição proíbe reconduções para a presidência da Câmara e do Senado para as eleições que ocorram na mesma legislatura e também para legislaturas diferentes. “A regra é mais simples do que isso: se foi eleito, não poderá ser reeleito na eleição imediatamente subsequente, independentemente da legislatura”, diz a peça.A legenda de Roberto Jefferson argumenta querer evitar a perpetuação de um indivíduo no poder, em homenagem ao princípio republicano. "A expressão imediatamente subsequente é clara: eleição que ocorre na sequência daquela em que o membro da Mesa foi eleito, não cabendo qualquer outra interpretação que busque distorcer o seu real significado, compatível com a vontade da Constituição (evitar perpetuação no poder)".

Sem Aras: Toffoli e governo assinam nova regra para acordos de leniência e excluem MPFO GLOBO mostrou que o DEM, com dificuldade para aprovar no Congresso uma proposta de emenda à Constituição que preveja a possibilidade de reeleição às presidências da Câmara e do Senado numa mesma legislatura, buscava no STF um caminho para que Maia e Alcolumbre pudessem tentar ser reconduzidos aos cargos no ano que vem. A Constituição veda a recondução para as presidências da Câmara e do Senado numa mesma legislatura.

Yahoo Notícias



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 21
Notícias Agora
Google News