20/04/2024 10:01:36

Municípios
01/08/2020 12:00:00

Branquinha testa mais de 300 pessoas na segunda testagem em massa da Covid


Branquinha testa mais de 300 pessoas na segunda testagem em massa da Covid

Exemplo para região da Zona da Mata, a Prefeitura de Branquinha testou mais 354 pessoas com o uso do exame rápido, adquirido com recursos próprios, que identifica a presença de anticorpos contra o vírus Sars-CoV-2 no organismo. A ação, nesta quinta (30), faz parte da segunda fase da campanha, que é pioneira na região, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Para o controle sanitário, a testagem em massa permite saber o número real de novos casos e a distribuição, que pode ser comunitária, além da antecipação de medidas contra a doença Covid-19. Até o momento, não há casos confirmados com o coronavírus.

A SMS explica que, para não haver duplicidade, ainda não houve a divulgação do número de casos confirmados, negativos ou suspeitos no boletim epidemiológico. “Quando acabou a campanha, nós analisamos os casos testados nas unidades de saúde e logo percebemos que alguns moradores decidiram repetir o exame, para fazer uma comparação com a semana passada. O que poderia levar ao aumento de casos nos levantamentos de maneira errônea”, explica Katiane Lira, que cuida do setor. O teste rápido é simples. Apenas com uma gota de sangue é possível detectar ou não a doença e o resultado fica disponível no mesmo dia.

Para que não houvesse aglomerações, a Secretaria separou as pessoas por grupos com um distanciamento social controlado e com o uso obrigatório de máscara de proteção individual. A campanha, agora na Academia de Saúde, teve a presença do Prefeito Jairinho Maia que também realizou o exame rápido e testou negativo para o coronavírus. “Esse é o exemplo que cada cidadão precisa para sair de casa, com os devidos cuidados, e contribuir com uma ação coletiva em prol da saúde. A testagem é uma forma de diagnosticar e tratar possíveis contaminados. É a estratégia mais eficiente para controlar o contágio do vírus. Juntos vamos vencer o vírus”, disse.

Assessoria de Comunicação de Branquinha

Correio nos Municipios



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 34
Notícias Agora
Google News