20/04/2024 10:35:43

Especial
26/07/2020 13:00:00

Lula sobre Bolsonaro: “Não é possível que um cara que mal e porcamente foi tenente do Exército, queira dar lições de remédio à ciência


Lula sobre Bolsonaro: “Não é possível que um cara que mal e porcamente foi tenente do Exército, queira dar lições de remédio à ciência

O ex-presidente Lula (PT) criticou a postura de Jair Bolsonaro e de seus apoiadores a respeito do uso da cloroquina no tratamento da covid-19. Diversos estudos mostram que o medicamento não tem eficácia contra o coronavírus. 

"Isso é um convite à morte, porque não é possível um cara que mal e porcamente foi tenente do exército, que foi expulso, queira dar lições de remédio à ciência do mundo inteiro", disse Lula em evento do diretório nacional do PT, nesta sexta-feira (24).

Coordenada pelo ex-ministro da Saúde Arthur Chioro, a reunião tinha como objetivo tratar sobre as falhas do governo Bolsonaro no enfrentamento da pandemia.

"A gente não pode permitir que charlatões comecem a diagnosticar doenças e dar remédios para que as pessoas sejam curadas. É preciso que haja uma coisa mais forte da área médica, está naturalizado na opinião pública as 'bobajeiras' que o Bolsonaro fala", acrescentou o ex-presidente.

De acordo com o petista, é necessário uma participação do partido e da comunidade médica para convencer a sociedade a abandonar a ideia do uso da cloroquina.

"É preciso que a gente, com a comunidade médica se mobilizando, convença sociedade que não é prudente tomar esse remédio, é melhor aceitar e acatar recomendações médicas", disse.

Lula também comentou que o presidente norte-americano Donald Trump “foi obrigado a se desfazer das cloroquinas que ele não queria” e enviá-las ao Brasil.

A ex-presidente Dilma Roussef (PT) também participou da reunião e fez críticas ao presidente Jair Bolsonaro. Segundo ela, o presidente tomou atitudes deliberadas na gestão do novo coronavírus.

"Acho que o grande problema do Bolsonaro é que o ele optou, de forma deliberada, pela alternativa de infecção do rebanho. Ou seja, ele quer que muitas pessoas no Brasil estejam infectadas e aí ele acredita que nós poderemos minimizar os efeitos da pandemia. Não interessa quantos morram, porque é apenas uma 'gripezinha' e por aí", disse ela.

Outro ponto abordado pela petista foi o índice de testagem no Brasil, que ela considera pequeno. Na avaliação de Dilma, é importante “denunciar” o baixo volume de testes realizados no país.

"Não é possível, é inviável, ter qualquer política e qualquer gestão sobre a pandemia se nós não conseguirmos fazer testes suficientes que permitam dizer quando fechar e quando flexibilizar", afirmou.

Foram registrados no Brasil 2.287.475 casos e 84.082 mortes confirmadas pelo novo coronavírus, segundo os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

Yahoo Notícias



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 34
Notícias Agora
Google News