20/04/2024 05:14:22

Educação
26/07/2020 12:00:00

Unicef lança guia de busca ativa escolar para evitar evasão durante e pós-pandemia


Unicef lança guia de busca ativa escolar para evitar evasão durante e pós-pandemia

O Unicef alerta que o fechamento repentino das escolas, diante da pandemia do novo coronavírus, deixou cerca de 35 milhões de crianças e adolescentes longe das salas de aula.


Apesar da série de opções criadas para a continuidade da aprendizagem em casa, o Fundo das Nações Unidas para a Infância destaca que nem todos, em especial os mais vulneráveis, por falta de estrutura, estão conseguindo manter o processo de aprendizagem, o que pode aumentar a evasão escolar e a  perda do vínculo  com a escola.


Para tentar minimizar esse impacto, o Unicef lançou nesta sexta-feira, em parceria com a Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, o guia Busca Ativa Escolar em Crises e Emergência.


A estratégia, lançada em 2017, foi agora adaptada para situações de calamidade pública e emergências, com a intenção de apoiar estados e municípios na garantia do direito à educação de crianças e adolescentes. A plataforma já tem adesão de 3,1 mil cidades no país.


Durante videoconferência de lançamento do material, o chefe da área de Educação do Unicef Brasil, Ítalo Dutra, explicou como funciona a estratégia e a importância da atuação da escola para conter o aumento de evasão escolar durante e pós-pandemia.


Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime, deu exemplos de algumas das medidas que podem ser implementadas pelos municípios para fazer essa busca ativa.

O Unicef ressaltou a importância dessa busca ser realizada de forma segura e também a urgência de preparar as escolas para reabrir em segurança, o que deve acontecer de acordo com a situação da pandemia em cada estado e município.


O fundo ainda defende que os governos coloquem crianças e adolescentes como prioridade absoluta nos investimentos e planos de retomada.

Agência Brasil



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News