28/03/2024 11:00:49

Especial
26/07/2020 10:00:00

Transporte complementar volta a operar na terça-feira em AL


Transporte complementar volta a operar na terça-feira em AL

As linhas do transporte completar intermunicipal voltam a operar a partir da próxima terça-feira (28) em todo o território alagoano. A definição da data saiu em reunião no começo da noite desta sexta-feira (24), entre o governador Renan Filho (MDB) e representantes do Sindicato dos Transportadores Complementares de Passageiros de Alagoas (Sintrancomp/ AL). O encontro foi realizado no Palácio Floriano Peixoto.

O governador informou que o decreto autorizando da volta do transporte complementar será publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas na próxima segunda-feira (27). Na reunião, ficou estabelecido o retorno de 50% frota, mas os veículos poderão com apenas 100% da capacidade, desde que todos passageiros estejam sentados. "Fizemos uma avaliação com base na evoução epidemiológica e decidimos autorizar inicialmente o retorno de 50%", disse o governador.

Renan Filho destacou, durante o encontro, que o transporte complementar é ums etor muito importante para Alagoas e que deu uma contribuição significativa no enfrentamento da pandemia. "O governo tem atuado junto com a Arsal para minimizar as perdas dos transportadores. Somos gratos pela contribuição que deram ao Estado e vamos atuar juntos para que esse retorno seja feito de forma segura, para que não so seja mantido, mas que também possa avançar gradualmente, até atingir 100%",a firmou.

O presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal), Ronaldo Medeiros, explica que todos os veículos terão que seguir regras específicas. A Arsal preparou protocolos sanitários específicos para a operação desse serviço, que inclui além do uso de máscaras, álcool gel, limite máximo de passageiros por veículos, um sistema de desinfecção dos carros – com a pulverização de produtos capazes de matar o novo coronavírus.

A agência, segundo Medeiros, também fez a testagem de todos trabalhadores do transporte complementar, para assegurar que eles não contribuirão para transmissão da Covid-19. O setor de transporte complementar tem cerca de 4 mil trabalhadores em Alagoas.

Resultados

De acordo com o Sintrancomp/ AL, na reunião, ficou acertado que 50% da frota do transporte complementar intermunicipal estará liberada para retornar as atividades, com 100% da capacidade.

“Estive com o governador, agora a noite, e ele informou que segunda-feira será publicado um novo decreto e, neste decreto, será contemplado a retomada dos trabalhos do transporte complementar intermunicipal. Na próxima terça-feira vamos retomar nossas atividades, se Deus quiser”, disse o presidente do Sintrancomp, Maercio Ferreira.

"Essa é uma notícia boa para nossa categoria. Quero agradecer a Deus e a todos vocês que tiveram paciência e estão juntos com o sindicato", disse Ferreira em vídeo que circula nas redes sociais (veja abaixo).

O sindicato também assegurou que o protocolo elaborado pela Arsal/AL será respeitado. “A Arsal preparou um protocolo sanitário e vamos ter que nos adequar para retomar as atividades. Os carros devem disponibilizar álcool gel ou álcool 70 para os usuários; os veículos devem ser devidamente higienizados; todos os passageiros e trabalhadores devem usara máscaras; motoristas e cobradores devem usar os Epis -Equipamentos de Proteção Individual- necessários”, relatou Ferreira.

Os motoristas e cobradores farão testes para Covid-19, segundo o sindicato, para iniciar as atividades e só irão trabalhar quem tiver resultado negativo para o novo coronavírus.

“Foram e estão sendo tomadas para medidas necessárias, para que retornemos as atividades com segurança e para que os nossos passageiros possam andar em nossos transportes com o máximo de segurança possível”, pontuou Maercio Ferreira.

Jornal de Alagoas

 




Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News