25/04/2024 21:44:30

Especial
24/07/2020 15:00:00

'Prejuízo foi pequeno', diz Guimarães sobre fraudes no auxílio emergencial

Presidente da Caixa admitiu que, por outro lado, problema gerou grande dor de cabeça para a população mais carente


'Prejuízo foi pequeno', diz Guimarães sobre fraudes no auxílio emergencial

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, disse que, apesar do grande número de contas suspeitas de fraude, os desvios que realmente atingiram o auxílio emergencial foram pequenos. Isso foi possível, segundo ele, justamente porque a Caixa bloqueou essas contas.

"Do ponto de vista de fraude efetiva, é muito pequeno. A parcela é muito pequena. Antes de pagarmos, quando percebermos a fraude, bloqueamos a conta", afirmou Guimarães nesta quinta-feira (23/7). Ele assegurou que "não houve nesses contas perda para o erário".

Ele admitiu, contudo, que isso acabou gerando uma "grande dor de cabeça" e uma "penalização da parcela mais carente da população". Com o bloqueio das contas, "nem os fraudadores receberem, nem quem poderia receber conseguiu sacar". "Ao evitar fraudes, bloqueamos as contas agora e temos que revalidar. Acreditamos que faremos rápido, mas gera algum desconforto", comentou.

Por conta disso, a Caixa publicou, nesta quinta-feira (23/7), no Caixa Tem orientações para que os brasileiros que tiveram as contas bloqueadas possam recuperar os recursos. Segundo o banco, 1,3 milhão de contas foram bloqueadas. Porém, 51% delas são suspeitas de fraudes e só podem ser desbloqueadas nas agências, mediante calendário. As outras 49% só têm problemas cadastrais, que podem ser resolvidos pelo próprio Caixa Tem.

Guimarães ainda destacou que, paralelamente a isso, a Caixa está trabalhando junto com a Polícia Federal para identificar e punir os hackers que invadiram as contas do Caixa Tem para desviar os R$ 600 dos brasileiros de baixa renda. "As investigações estão bem adiantadas. Nós vamos sim combater", garantiu.

Correio Braziliense



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News